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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1947
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFARIA, Marco Alexandre Silva de-
dc.date.accessioned2022-07-27T18:04:16Z-
dc.date.available2022-07-27T18:04:16Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.citationFARIA, Marco Alexandre Silva de. Estudos dos comandos básicos de voo em um aeromodelo. 60 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Engenharia Mecânica, Curso de Engenharia Mecânica, Marabá, 2022. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1947>. Acesso empt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1947-
dc.description.abstractModern aviation takes advantage of the evolution of manufacturing processes, material forming and development of control technologies to face the challenges of mechanical complexity and human risks involved in the process. This work aims to analyze, through simulations, the response in an aircraft flying with the decrease of one of the four basic commands to the flight. This study was done on an electric model airplane and the results can be considered for real aviation since it uses the same physical and aerodynamic laws of a real airplane. The analyzes and simulations were carried out on a model with the surfaces in neutral position, which showed the pressure profile used as a reference. The model with rudder control showed that there is also a characteristic action of the aileron and that this is due to the interaction of this control with a large area, in relation to the pressure, between the wings and the drift. The model with aileron control showed that its performance is limited to rolling, which is its characteristic movement. It was possible at the end of the work to confirm the thesis that an aircraft designed to fly with four flight controls can fly using three.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAeronaves – Modelospt_BR
dc.subjectAeronaves – Projetos e construçãopt_BR
dc.subjectVoo – Treinamentopt_BR
dc.subjectAviõespt_BR
dc.subjectSuperfície de controlept_BR
dc.subjectAeronavegabilidadept_BR
dc.titleEstudos dos comandos básicos de voo em um aeromodelopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1TAKIUTI, Breno Ebinuma-
dc.description.resumoA aviação moderna se vale da evolução dos processos de fabricação, conformação de materiais e desenvolvimento de tecnologias de controle para enfrentar os desafios da complexidade mecânica e riscos humanos envolvidos no processo. Este trabalho tem por objetivo analisar por meio de simulações, a resposta em uma aeronave voando com a diminuição de um dos quatro comandos básicos ao voo. Este estudo foi feito sobre um aeromodelo elétrico e os resultados podem ser considerados para a aviação real uma vez que ele se vale das mesmas leis físicas e aerodinâmicas de um avião real. As análises e simulações foram feitas sobre um modelo com as superfícies em posição neutra, que mostraram o perfil de pressão usado como referência. O modelo com comando de leme mostrou que surge também uma ação característica do aileron e que isto se dá pela interação deste comando com uma grande área, em relação à pressão, entre as asas e a deriva. O modelo com comando de aileron mostrou que sua atuação se limita à rolagem, que é seu movimento característico. Foi possível ao final do trabalho confirmar a tese de que uma aeronave projetada para voar com quatro comandos de voo, pode voar utilizando três.pt_BR
Aparece nas coleções:FEMEC - Faculdade de Engenharia Mecânica

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