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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Francisco Pinheiro de-
dc.date.accessioned2019-04-13T14:55:34Z-
dc.date.available2019-04-13T14:55:34Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCARVALHO, Francisco Pinheiro de. Tecnologias da informação como ferramentas de inclusão no ensino superior: Um estudo de caso sobre o desenvolvimento do aprendizado de discentes com deficiência visual apoiado pelo ambiente Moodle. 2011. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Faculdade de Computação,Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2011. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/195>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/195-
dc.description.abstractThe Information and Communication Technologies have acquired a growing participation inthe activities of modern society. Communication networks and the Internet allow the diffusion of large mass of information in a short period of time forming the "knowledge society". Several services, such as e-commerce, social networking and Virtual Learning Environments, make it possible to perform various activities without the need to move geographically. There is a cultural change supported by the Information and Communication Technologies. However, factors such as illiteracy and digital divide leave the margins of society user groups with some limitation, either physical or cognitive, such as people with visual impairments. To reach this group of users, several actions have been developed to adapt products, services and content that could be used by a larger amount of users, thus promoting their social and digital inclusion. In this project we describe the case study realized on the Universitary campus of the UFPA - Maraba in order to analyze the use of Virtual Environment Moodle as a way of helping to visually impaired students enrolled in higher education to achieve their learning goals. This study qualifies as an exploratory research, where literature searches were conducted and documentary to meet the state of the art inherent in the use of Information Technology and Communication in the social inclusion of people with visual impairments. From the theoretical background and interviews, the case study involved the analysis of the Moodle and some of its learning resources to check their level of accessibility to the visually impaired in order to assist them in achieve their learning activities. The results showed that the virtual environment Moodle has a sufficient level of accessibility for use by the visually impaired. Thus, the Moodle and the learning resources tested can be used in the learning activities of students with visual impairments.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva – Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectPlataforma Moodlept_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleTecnologias da informação como ferramentas de inclusão no ensino superior: Um estudo de caso sobre o desenvolvimento do aprendizado de discentes com deficiência visual apoiado pelo ambiente Moodlept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Vanja Elizabeth Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827941241939930pt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação têm adquirido uma crescente participação nas atividades da sociedade atual. As redes de comunicação e a Internet possibilitam a difusão de grande massa de Informação em um curto período de tempo dando forma à “sociedade do conhecimento”. Diversos serviços, como comércio eletrônico, redes sociais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, tornam possível a realização de diversas atividades sem a necessidade de deslocar-se geograficamente. Observa-se uma mudança cultural apoiada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Entretanto, fatores como o analfabetismo e a exclusão digital deixam a margem da sociedade grupos de usuário com alguma limitação, seja física ou cognitiva, a exemplo de pessoas com deficiência visual. Para alcançar esse grupo de usuários, têm sido desenvolvidas diversas ações para adequação de produtos, serviços e conteúdos que possam ser utilizadas por uma quantidade maior de usuários, promovendo assim sua inclusão social e digital. Neste projeto é relatado o estudo de caso realizado no Campus Universitário da UFPA – Marabá com o objetivo de analisar a utilização do Ambiente Virtual Moodle como forma de auxiliar aos discentes com deficiência visual matriculados no ensino superior a alcançar seus objetivos de aprendizagem. Este estudo qualifica-se como uma pesquisa exploratória, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para conhecer o estado da arte inerente a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na inclusão social de pessoas com deficiência visual. A partir do embasamento teórico e de entrevistas realizadas, o estudo de caso consistiu na análise do Moodle e alguns de seus recursos de aprendizagens para verificar seu nível de acessibilidade a deficientes visuais de forma a auxiliá-los na realização de suas atividades de aprendizagem. Os resultados obtidos demonstraram que o ambiente virtual Moodle tem um nível de acessibilidade suficiente para ser utilizado por deficientes visuais. Dessa forma, o Moodle e os recursos de aprendizagens testados podem ser empregados nas atividades de aprendizagem de alunos com deficiência visual.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica

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TCC_ Tecnologias da informação como ferramentas de inclusão no ensino superior.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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