Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2020
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Erlania Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T15:33:14Z | - |
dc.date.available | 2022-08-29T15:33:14Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Erlania Costa dos. A importância da afetividade para o desenvolvimento da aprendizagem da criança na educação infantil. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2020. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2020 | - |
dc.description.abstract | This work analyzes the relationship between affectivity and child learning in children's education, with the general objective of understanding the importance of affectivity in the teacher-student relationship in the context of early childhood education and in what sense it can influence the development of children's learning and comes to verify how teachers perceive that affectivity in the teacher-student relationship influences the child's learning. In this perspective, the affective relationship between teacher-student and the affective relationships among the children was verified, making the analysis of affective influences in the development of the child's learning and highlighting the influences of the teacher in the development of affectivity in the teacher-student-student relationship and identified the affective expressions in the classroom. It is an exploratory and qualitative research field research carried out in an institution of Early Childhood Education in the municipality of Marabá. The research was based on the description of a field diary carried out in a Maternal I class with children of approximately three years of age and the elaboration of a questionnaire directed to the educators of the school. The research data showed that the affective relations in the classroom are inextricably linked to the context of learning in children's education, which is based on mutual respect, friendship, reciprocal love, dialogue, affection, and school is a space privileged for the construction of values and formation of the moral character of the child with the perspective of encouraging the good interpersonal and social relations of the individual in the school space and in the community. | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Disponível na internet via correio eletrônico: bibjst@unifesspa.edu.br | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Afeto (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A importância da afetividade para o desenvolvimento da aprendizagem da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FEITOSA, Terezinha Cavalcante | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a relação da afetividade com a aprendizagem da criança na educação infantil, tendo como objetivo geral perceber qual a importância da afetividade na relação professor-aluno no contexto da educação infantil e em que sentido ela pode influenciar no desenvolvimento da aprendizagem da criança e vem verificar como os professores percebem que a afetividade na relação professor-aluno influencia na aprendizagem da criança. Nessa perspectiva, foi verificado a relação afetiva entre professor-aluno e as relações afetivas entre as crianças, feito a análise das influências da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem da criança e destacado as influências do professor no desenvolvimento da afetividade na relação professor-aluno-aluno e identificado as expressões afetivas em sala de aula. É uma pesquisa de campo de caráter investigativa exploratória e qualitativa realizada numa instituição de Educação Infantil no município de Marabá. A pesquisa apoiou-se na descrição de um diário de campo realizado em uma turma de Maternal I com crianças de aproximadamente três anos de idade e da elaboração de um questionário dirigido às educadoras da escola. Os dados da pesquisa constataram que as relações afetivas em sala de aula são indissociáveis do contexto da aprendizagem na educação infantil, que tem como base o respeito mútuo, a amizade, o amor recíproco, o diálogo, o carinho, e a escola é um espaço privilegiado para a construção de valores e formação do caráter moral da criança na perspectiva de incentivar as boas relações interpessoais e sociais do indivíduo no espaço escolar e na comunidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A importância da afetividade.pdf | 791,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons