Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2029
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Ivonilce Brelaz da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T12:44:04Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30T12:44:04Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ivonilce Brelaz da. Ansiedade à Matemática e sua relação com o bloqueio da aprendizagem de matemática na adolescência: aspetos atitudinais e cognitivos. 2022. 80 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2029. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2029 | - |
dc.description.abstract | One of the indicators of the full exercise of citizenship is that the young person, at the end of education, has the ability to know how to use mathematical knowledge in everyday activities. Results like these should raise awareness among researchers as well as those responsible for public educational policies. Many of these young people, because of these poor results, show traits of math anxiety, aversion behavior, avoidance, avoidance and escape from the world of numbers and need not only cognitive support, but also emotional support. The fact is that this syllogism has motivated us to understand the phenomenon of Mathematics Anxiety and its implications for learning. When observing the incidence of Mathematics Anxiety by level of education in Basic Education, it is noted that reports of suffering are much more present at the high school level than at the elementary level. In addition, external factors such as high levels of school demands and family pressure for better performance rise considerably at this stage of student life, favoring the anxiety construct. It is inevitable to briefly highlight that the way it is taught can have a negative impact on mathematics learning, becoming a trigger for Mathematics Anxiety. There is no answer that fully satisfies all research questions. Even so, we seek here to understand the relationship between Anxiety about Mathematics and the blocking of mathematics learning in adolescent high school students; to identify the perceptions of suffering reported when exposed to the need to learn mathematics; understand the relationship between self-efficacy belief and its impacts on learning blockage and analyze institutional pressures - family, school and relationship with the attitudinal construct of Mathematics Anxiety. Nobody has math anxiety disorder until they go to school. It is, therefore, necessary to find a way to mitigate it. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: bsct@unifesspa.edu.br | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Aversão | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Ansiedade à Matemática e sua relação com o bloqueio da aprendizagem de matemática na adolescência: aspetos atitudinais e cognitivos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Caio Maximino de | - |
dc.description.resumo | Um dos indicadores do pleno exercício da cidadania é que o jovem ao finalizar a educação básica tenha habilidade para saber usar os conhecimentos matemáticos em atividades do cotidiano. Resultados como estes devem sensibilizar a atenção de pesquisadores bem como dos responsáveis por políticas públicas educacionais. Muitos desses jovens, por conta desses resultados sofríveis, apresentam traços de ansiedade à matemática, comportamento de aversão, evitação, esquiva e fuga do mundo dos números e precisam nao só de suporte cognitivo, mas também de suporte emocional. Fato é que este silogismo tem motivado pesquisadores a entender o fenômeno da Ansiedade à Matemática e suas implicações na aprendizagem. Quando se observa a incidência da Ansiedade à Matemática por nível de escolaridade da Educação Básica nota-se que relatos de sofrimento estão muito mais presentes no nível médio do que no fundamental. Além do mais, fatores externos como os elevados níveis de demandas da escola e pressão familiar por melhor desempenho se elevam, consideravelmente, nessa fase da vida estudantil, favorecendo o constructo de ansiedade. É inevitável destacar brevemente, que a forma como se ensina pode ter impacto negativo no aprendizado da matemática tornando-se um gatilho para a Ansiedade à Matemática. Não há resposta que satisfaça plenamente a todas as questões de uma pesquisa. Mesmo assim, busca-se aqui compreender a relação da Ansiedade à Matemática com o bloqueio da aprendizagem de matemática em estudantes adolescentes do ensino médio; identificar as percepções de sofrimentos relatados quando expostos à necessidade de aprender matemática; compreender a relação entre a crença de autoeficácia e seus impactos sobre o bloqueio da aprendizagem e analisar as pressões institucionais - família e escola e relação com o construto atitudinal da Ansiedade à Matemática. Ninguém tem transtorno de ansiedade à matemática até que entre pra escola. É, pois, necessário que se encontre uma forma de mitigá-lo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFESSPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ Ansiedade à Matemática e sua relação com o bloqueio da aprendizagem.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons