Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Renan Lucas Israel Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T14:36:51Z | - |
dc.date.available | 2022-09-14T14:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Renan Lucas Israel Nascimento da. A produção de sentidos: um estudo sobre a avaliação da coerência textual no gênero redação do ENEM. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2050. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2050 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze textual productions, of the Enem writing genre, by students from public schools in the city of Marabá, in the southeast of Pará, in the light of theoretical assumptions focused on textual coherence. In this way, the analyzes are carried out under the bias of the processes that constitute the meaning of the text, i.e., the textual coherence is analyzed. Based on a qualitative analytical methodology, which was based on document analysis, considerations were made through the criteria established and based, mainly by Koch and Travaglia (2018), when pointing out and describing the coherence factors of a text. The work is divided into six (6) parts to cover all discussions relevant to the subject. The introduction presents the general plan of the work and points out the theoretical perspectives adopted to support the text. The second chapter reflects and details the writing genre of the Enem in the light of Bakhtin (2011) and the assessment of the writing proposed by the MEC. The third chapter carries out a bibliographic survey of the issues relevant to the production of meaning in a text, thus considering theories that include the subject and point to the text as a process in a dialogic relationship. The fourth chapter details the production processes and data treatment, which were the objects of the analyses. The fifth chapter presents the woven assessments and the respective transcripts of the students' essays. Finally, the last chapter presents the author's final considerations, making a synthesis of the subjects discussed throughout the work. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: bsct@unifesspa.edu.br | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Composição e exercícios - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Coesão (Linguística) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.title | A produção de sentidos: um estudo sobre a avaliação da coerência textual no gênero redação do ENEM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar produções textuais, do gênero redação do Enem, de alunos de escolas públicas da cidade de Marabá, no sudeste paraense, à luz dos pressupostos teóricos voltados à coerência textual. Deste modo, as análises são realizadas sob o viés dos processos constituintes do sentido do texto, ou seja, analisa-se a coerência textual. A partir de uma metodologia qualitativa analítica, que se pautou na análise documental, foram tecidas considerações por meio dos critérios estabelecidos e fundamentados, principalmente, por Koch e Travaglia (2018), ao apontar e descrever os fatores de coerência de um texto. Nesse sentido, o trabalho divide-se em seis (6) partes para contemplar todas as discussões pertinentes ao assunto. A introdução apresenta o plano geral do trabalho e aponta as perspectivas teóricas adotadas para fundamentar o texto. O segundo capítulo faz uma reflexão e um detalhamento acerca do gênero redação do Enem à luz de Bakhtin (2011) e da avaliação da redação proposta pelo MEC. O terceiro capítulo realiza um levantamento bibliográfico das questões pertinentes a produção de sentido de um texto, assim, considerando teorias que incluam o sujeito e apontem o texto enquanto um processo em uma relação dialógica. O quarto capítulo traz o detalhamento dos processos de produção e tratamento dos dados, os quais foram objetos das análises. O quinto capítulo apresenta as avaliações tecidas e as respectivas transcrições das redações dos alunos. Por fim, o último capítulo apresenta as considerações finais do autor, realizando uma síntese dos assuntos discutidos ao longo do trabalho. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A produção de sentidos um estudo sobre a avaliação.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons