Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, Jean Fabricio Teixeira-
dc.date.accessioned2022-10-20T13:37:28Z-
dc.date.available2022-10-20T13:37:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGOMES, Jean Fabricio Teixeira. Sequência de ensino investigativo na aplicação de laboratório aberto no estudo de eletricidade em escolas de ensino médio profissionalizante. 2022. 71 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2090. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2090-
dc.description.abstractIn this work, an Investigative Teaching Sequence (SEI) involving the study of Electricity in everyday life observed in resistive devices is presented. Using the method of Teaching by Inquiry, and based on Ausubel's theory of meaningful learning, this work presents a guide to practical dynamics, with a semi-open script, seeking to arouse the interest, curiosity and investigative instinct of students for the subject in question, contributing to their self-development. The intention is to build a link between this knowledge, making the student realize that everything that is shown theoretically (in the classroom) can be applied in their daily life (in practice), thus making knowledge increasingly significant. With the execution of this work, it was observed that the students had a good receptivity to the subject and to the discipline of Physics, showing signs of satisfaction and learning with the proposed teaching dynamics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bsct@unifesspa.edu.brpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEletricidade - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAparelhos e materiais elétricospt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-2008 - Metodologiapt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativo na aplicação de laboratório aberto no estudo de eletricidade em escolas de ensino médio profissionalizantept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Jeânderson de Melo-
dc.description.resumoNeste trabalho, é apresentada uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) envolvendo o estudo de Eletricidade no dia a dia observada em aparelhos resistivos. Utilizando o método de Ensino por Investigação, e fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, esta obra apresenta um guia de dinâmicas práticas, com roteiro semiaberto, buscando despertar o interesse, a curiosidade e o instinto investigativo dos alunos para o assunto em questão, contribuindo para o seu autodesenvolvimento. A intenção é construir um elo entre esses conhecimentos, fazendo o aluno perceber que tudo que é mostrado de forma teórica (em sala de aula) pode ser aplicado em sua vida diária (na prática), tornando assim o conhecimento cada vez mais significativo. Com a execução deste trabalho observou se que os alunos tiveram uma boa receptividade com o assunto e com a disciplina de Física, demonstrando indícios de satisfação e aprendizado com a dinâmica de ensino proposta.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Sequência de ensino investigativo na aplicação de laboratório aberto.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI