Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FREITAS, Zamália Alves Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T13:56:48Z | - |
dc.date.available | 2022-11-28T13:56:48Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Zamália Alves Feitosa. Política Nacional de Humanização no contexto de gestores e profissionais de saúde: revisão integrativa da literatura. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas, Faculdade de Saúde Coletiva, Curso de Bacharel em Saúde Coletiva, Marabá, 2022 Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2146. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2146 | - |
dc.description.abstract | This research was developed with the objective of carrying out an integrative review of the literature on the knowledge of managers and health professionals about the National Humanization Policy (PNH). In addition, it sought to identify the potential and challenges for the implementation of this policy and reflect on the importance of professional training as an instrument to guarantee humanized care. This is an integrative literature review study, carried out in September 2022 with the sample composed of publications from 2003 to 2022 carried out in the SciELO, LILACS databases with the following descriptors “humanization” AND “professionals” ' AND ''permanent education''. Through this study, it showed that managers and health professionals who know the PNH are a minority. The challenges encountered were greater than the potential for the effective implementation of the PNH. Thus, it is perceived the importance of investing in training, through permanent education, in order to enable changes in the way of thinking and doing health. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: bsct@unifesspa.edu.br | pt_BR |
dc.subject | Humanização dos serviços de saúde | pt_BR |
dc.subject | Profissionais de saúde | pt_BR |
dc.subject | Profissionais de saúde - educação permanente | pt_BR |
dc.title | Política Nacional de Humanização no contexto de gestores e profissionais de saúde: revisão integrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CAMPOS, Aline Aparecida de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o conhecimento dos gestores e profissionais de saúde acerca da Política Nacional de Humanização (PNH). Além disso, buscou identificar as potencialidades e desafios para a implementação desta política e refletir acerca da importância da capacitação profissional como instrumento para a garantia do cuidado humanizado. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado em setembro de 2022 com a amostra composta por publicações no período de 2003 a 2022 realizada nas bases de dados SciELO, LILACS com os seguintes descritores “humanização’’ AND ‘’profissionais’’ AND ‘’educação permanente’’. Através desse estudo evidenciou que os gestores e profissionais de saúde que conhecem a PNH são minoria. Os desafios encontrados foram superiores às potencialidades para a efetiva implementação da PNH. Destarte, percebe-se a importância de investir em capacitações, por meio da educação permanente, a fim de possibilitar mudanças no modo de pensar e fazer saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FASC - Saúde Coletiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Política Nacional de Humanização no contexto de gestores.pdf | 511,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons