Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SALES, Josué Lira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-14T17:38:31Z | - |
dc.date.available | 2019-04-14T17:38:31Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Josué Lira de. A utilização de softwares educativos no âmbito da educação formal: um estudo de caso no colégio Carlos Drummond de Andrade (CCDA). 2012. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Faculdade de Computação, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2012. Disponível em <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/219>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/219 | - |
dc.description.abstract | The elaboration of this is intended to show through literature search and field the importance of using software in nature education in the classroom and show that it is indeed possible to work in teaching and learning process with the addition of faculty, students and educational software classroom lessons and result in more dynamic, participatory and positive results with regard to the quality of teaching and learning. Another item that is shown in this paper is that educational software is misused by teachers of the College of Carlos Drummond de Andrade as the college has the educational tools at their disposal, but are not used by teachers for lack of knowledge of how work with them in the classroom and computer lab or with your students, because we know that every day the man with his intelligence has been developing technologies that transform human behavior, creating a new culture and a new model of society . So we know that the "information age" we need to change the way how to convey knowledge, beyond the issues of teaching and teaching methods, as technology changes the classroom environment for a more enjoyable student learning by making pro-the executors of tasks with the tool "computer" and not just hearing students as in the traditional teaching method. And so through this project we address precisely the benefits that educational software to bring those to be inserted in the process of teaching and learning. To elaborate this was necessary to do a literature search and field, especially for authors GOUVÊA, Sylvia Figueiredo - The paths of the teacher in the Age of Technology and Levy, Pierre - the technologies of intelligence. Authors who have contributed greatly to his ideas in the preparation of this monograph. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Softwares educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem - computador | pt_BR |
dc.title | A utilização de softwares educativos no âmbito da educação formal: um estudo de caso no colégio Carlos Drummond de Andrade (CCDA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TEIXEIRA, Rangel Filho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0810877429784281 | pt_BR |
dc.description.resumo | A elaboração deste tem o intuito de mostrar através de pesquisa bibliográfica e de campo a importância da utilização de softwares de natureza educativo em sala de aula e mostrar que é sim possível trabalhar no processo de ensino aprendizagem com a junção de docente, discentes e softwares educacionais em sala de aula e ter como resultado aulas mais dinâmicas, participativas e resultados positivos no que diz respeito à qualidade de ensino aprendizagem. Outro item que é mostrado no decorrer deste trabalho é que os softwares educativos são mal utilizados pelos professores do Colégio Carlos Drummond de Andrade uma vez que o colégio tem as ferramentas educativas a sua disposição, mas não são utilizadas pelos professores por falta de conhecimento de como trabalhar com as mesmas em sala de aula e ou no laboratório de informática com seus alunos, pois sabemos que a cada dia que passa o homem com sua inteligência vem desenvolvendo tecnologias que transformam o comportamento humano, criando uma nova cultura e um novo modelo de sociedade. Portanto sabemos que na “era da informação”, precisamos mudar a forma de como transmitir o conhecimento, extrapolando as questões da didática e dos métodos de ensino, pois a tecnologia muda a sala de aula para um ambiente bem mais agradável pro aluno aprender tornando-os executores de tarefas com a ferramenta “computador” e não apenas alunos ouvintes como acontece no método de ensino tradicional. E por isso abordamos através deste projeto justamente os benefícios que os softwares educativos trazem pra quem estar inserido no processo de ensino aprendizagem. Para elaboração deste foi necessário fazer uma pesquisa bibliográfica e de campo, com destaque para os autores GOUVÊA, Sylvia Figueiredo - Os caminhos do professor na Era da Tecnologia e LÉVY, Pierre - As Tecnologias da Inteligência. Foram autores que muito contribuíram com suas idéias na elaboração dessa monografia. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC _A utilização de softwares educativos no âmbito da educação formal.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons