Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2237
Tipo: | Dissertação |
Título: | Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos ingressantes do curso de matemática |
Autor(es): | Lima , Amanda Gil Cardoso de |
Primeiro Orientador: | Ripardo , Ronaldo Barros |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | LIMA, Amanda Gil Cardoso de. Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos ingressantes do curso de Matemática. 2023. 75 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2023. Disponível em:http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2237. Acesso em: |
Resumo: | Pesquisas têm apontado que a escrita e a leitura são importantes no desenvolvimento dos discentes na resolução de problemas. Outras apontam estreita relação entre as atitudes de alunos em relação a certas áreas do conhecimento, como a Matemática e a Estatística, e o seu desempenho nessas atividades, respectivamente. Assim, é possível hipotetizar que a atitude em relação à leitura pode ter alguma relação com a resolução de problemas, pois compreender o que o problema propõe é uma atividade da leitura e sem a qual não é possível prosseguir com a resolução. Esta dissertação teve por objetivo identificar se a atitude de discentes ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática em relação à leitura apresenta alguma relação com seu desempenho em uma Prova de Matemática. A pesquisa teve abordagem exploratória descritiva. O local da pesquisa foi a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e os sujeitos, discentes do curso de Matemática (Licenciatura) que cursavam o primeiro semestre no ano de 2020. Foram aplicados dois instrumentos para produção de dados: a Escala de Atitudes em Relação à Leitura e uma Prova de Matemática. Os resultados apontam que as atitudes do grupo em relação à leitura foram mais negativas e o gênero feminino demonstrou atitudes mais positivas em relação à leitura do que os sujeitos do gênero masculino. A média geral da nota da turma na Prova de Matemática (0,0 a 10,0 pontos) ficou abaixo da média dessa prova. No que se refere às atitudes em relação à leitura e como ela se relaciona com o desempenho dos alunos na Prova de Matemática, identificamos que as atitudes negativas se concentraram majoritariamente no grupo dos que obtiveram nota mais alta na Prova de Matemática e os situados no grupo do que tiveram notas mais baixas as atitudes foram mais positivas, apontando para uma possível relação inversa entre esses constructos no grupo pesquisado. |
Abstract: | Research has shown that writing and reading are important in the development of students in problem solving. Others point to a close connection between students' attitudes towards certain areas of knowledge, such as Mathematics and Statistics, and their performance in these activities, respectively. Thus, it is possible to hypothesize that the attitude towards reading may be related to problem solving, since understanding what the problem proposes is a reading activity and without which it is not possible to proceed with the resolution. This dissertation aims to identify whether the attitude of students of the Licentiate in Mathematics course towards reading is related to their performance in Mathematics Test. The research had a descriptive exploratory approach. The locus of the research was the Federal University of the South and Southeast of Pará (Unifesspa) and the students of the Mathematics course (Licentiate) who attended the first semester in the year 2020. Two instruments were applied for data production: the Scale of Attitudes towards Reading and a Mathematics Test. The results show that the group's attitudes towards reading were more negative, and the female gender showed more positive attitudes towards reading than the male subjects. The overall grade average for the class on the Mathematics Test was below the average for this test (0,0 to 10,0 points). Regarding attitudes towards reading and how it relates to students' performance on the Mathematics Test, we identified that negative attitudes were mostly concentrated in the group of those who obtained the highest grade on the Mathematics Test and those located in the group that had lower grades had more positive attitudes, pointing to a possible inverse relationship between the constructs in the researched group. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2237 |
CNPq: | Ciências Exatas e da Terra |
Palavras-chave: | Discurso Matemático Leitura Atitudes Resolução de Problemas |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Aparece nas coleções: | Capítulos de Livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons