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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SOUSA, Antônio Gilson de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T01:18:38Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26T01:18:38Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Antônio Gilson de Lima. Geotecnologias para análise forense: estudo de caso de deslizamento de terra na rodovia federal BR-230. 2023. 69 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Geociências e Engenharias - IGE, Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2255. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2255 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
dc.subject | Geociências – Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Geociências – Sensoriamento remoto | pt_BR |
dc.subject | Deslizamentos - Geologia | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.title | Geotecnologias para análise forense: estudo de caso de deslizamento de terra na rodovia federal BR-230 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SÁ, José Alberto Silva de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo a identificação das implicações da utilização de geotecnologias na análise forense de um caso de deslizamento de terra ocorrido na Rodovia Federal BR 230. Buscou-se analisar a aplicação de imagens de livre acesso disponíveis na plataforma Google Earth Pro e no recurso Google Street View que são de altíssimas resoluções, portanto servindo de importantes subsídios para análises forenses em casos de deslizamento de terra em rodovias. A pesquisa teve como delineamento metodológico o Estudo de Caso. A área de estudo analisada foi um trecho da rodovia BR-230, no perímetro urbano do município de Marabá-PA, onde houve um deslizamento de terra, o qual foi observado in loco e mediante interpretações de imagens de satélites fornecidas pelo Google Earth Pro e pelo Google Street View. No caso pesquisado verificou-se, no ato das análises, que os danos na margem do ponto da rodovia pesquisada estavam, a pelo menos, treze meses sem recuperação, ou seja, a técnica permite, também, a verificação do tempo de recuperação da rodovia (obras públicas). Concluiu-se que vários fatores contribuíram para que o fato permaneça até julho de 2023 e que desde julho de 2022 não houve obra de recuperação. A metodologia utilizada na investigação do deslizamento de terra pode ser adaptada e aplicada em outras situações semelhantes, não se limitando apenas a deslizamentos em rodovias. Essa abordagem pode ser valiosa para investigações forenses em outras áreas afetadas por deslizamentos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geociências e Engenharias | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGCF - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FORENSES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR – INTERDISCIPLINAR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFESSPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCF - Programa de Pós-graduação em Ciências Forenses |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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