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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2256
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ferramentas de sensoriamento remoto para análise forense de patologias asfálticas de rodovias |
Autor(es): | MONTEIRO, Carlos Alberto Garcia |
Primeiro Orientador: | SÁ, José Alberto Silva de |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MONTEIRO, Carlos Alberto Garcia. Ferramentas de sensoriamento remoto para análise forense de patologias asfálticas de rodovias. 78 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Geociências e Engenharias - IGE, Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2256 . Acesso em: |
Resumo: | O trabalho objetivou identificar os benefícios das ferramentas de sensoriamento remoto para o auxílio de estudos forenses sobre patologias asfálticas em rodovias. Assim, os pontos registrados pelo Drone, tiveram o objetivo de identificar às características estruturais das patologias nos revestimentos asfálticos de rodovias, sendo estas, compatíveis com as preconizadas pela Norma DNIT (2003). Utilizou-se como delineamento metodológico a pesquisa de Estudo de Caso, onde foram coletados dados de patologias em trechos da Rodovia BR 158, localizados à proximidade do município de Santana do Araguaia – PA. A metodologia adotada resumiu-se em realizar, in loco, o mapeamento das patologias com suas respectivas coordenadas geográficas e o registro das imagens através do Drone, em seguida, foram realizadas, em estação de trabalho fixa, a captação de imagens do Google Street View e do Google Earth Pro. Inicialmente, nos trabalhos de campo, buscou-se, mediante imagens obtidas por Drone, registrar as patologias asfálticas, que seriam consideradas como o modelo padrão, e posteriormente, com as ferramentas do Google Street View e do Google Earth Pro, obter imagens pretéritas, que descrevessem as características do revestimento asfáltico, no ponto correspondente às imagens registradas pelo Drone, para realização de estudo comparativo. Concluída a etapa de registro e aquisição das imagens, realizou-se a identificação e ajuste, como forma de possibilitar uma qualidade visual necessária para a melhor interpretação de suas características. Utilizou-se para o Google Street View e Google Earth Pro, imagens pretéritas relativas aos períodos 06/2022 – 12/2022 e 08/2022 – 09/2022 respectivamente, e as imagens de Drone, o período de 02/2023. Após as etapas descritas acima, realizou-se o trabalho de comparação entre as imagens obtidas pelo Drone, e pelas ferramentas de sensoriamento remoto, onde foi possível inferir que as mesmas, trouxeram uma colaboração significativa quanto a uma eventual análise forense, na medida que apresentaram de forma eficiente a identificação da configuração estrutural do revestimento asfáltico, em relação aos períodos estudados. Conclui-se dessa forma que, as ferramentas de sensoriamento remoto utilizadas, apresentaram resultados satisfatório para efeito de comparação e identificação do comportamento do revestimento asfáltico nos períodos estudados, sendo, portanto, considerada uma metodologia inovadora e possível de ser adotada para os fins relacionadas ao objeto deste trabalho, pois fornece resultados rápidos e precisos. Além disso, demonstrou ser possível o seu emprego como um método no processo de comparação entre imagens presentes e pretéritas, para dessa forma, possibilitar indicar à existência de alguma alteração na conformação do pavimento asfáltico, e assim, contribuir para o auxílio as análises forenses, no que tange à conclusão de um possível evento. |
Abstract: | The work aimed to identify the benefits of remote sensing tools to aid forensic studies on asphalt pathologies on highways. Thus, the points registered by the Drone, had the objective of identifying the structural characteristics of the pathologies in the asphalt coatings of highways, which are compatible with those recommended by the DNIT Standard (2003). The Case Study research was used as a methodological design, where data on pathologies were collected in stretches of the BR 158 Highway, located near the municipality of Santana do Araguaia - PA. The methodology adopted was summarized in carrying out, in loco, the mapping of the pathologies with their respective geographic coordinates and the recording of the images through the Drone, then, they were carried out, in a fixed workstation, the capture of images from Google Street View and Google Earth Pro. Initially, in the field work, we sought, through images obtained by Drone, to register the asphalt pathologies, which would be considered as the standard model, and later, with the tools from Google Street View and Google Earth Pro, obtain past images that describe the characteristics of the asphalt coating, at the point corresponding to the images recorded by the Drone, to carry out a comparative study. After completing the stage of recording and acquiring the images, identification and adjustment were carried out, as a way of providing the visual quality necessary for a better interpretation of its characteristics. Used for Google Street View and Google Earth Pro, past images relating to the periods 06/2022 – 12/2022 and 08/2022 – 09/2022 respectively, and Drone images, the period 02/2023. After the steps described above, a comparison work was carried out between the images obtained by the Drone, and by the remote sensing tools, where it was possible to infer that they brought a significant collaboration regarding a possible forensic analysis, as they presented efficiently identify the structural configuration of the asphalt coating, in relation to the studied periods. It is therefore concluded that the remote sensing tools used showed satisfactory results for comparison and identification of the behavior of the asphalt coating in the studied periods, therefore, considered an innovative methodology and possible to be adopted for purposes related to the object of this work, as it provides fast and accurate results. In addition, it demonstrated that it is possible to use it as a method in the process of comparing present and past images, in order to, in this way, make it possible to indicate the existence of any alteration in the conformation of the asphalt pavement, and thus, contribute to the aid of forensic analyses, regarding the conclusion of a possible event. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2256 |
CNPq: | MULTIDISCIPLINAR – INTERDISCIPLINAR |
Palavras-chave: | Imagens por sensoriamento remoto Análise Drones Práticas forense Rodovias – Projetos e construção |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Geociências e Engenharias |
metadata.dc.publisher.program: | PPGCF - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FORENSES |
Aparece nas coleções: | PPGCF - Programa de Pós-graduação em Ciências Forenses |
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