Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Arthur William Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-15T13:00:39Z | - |
dc.date.available | 2019-04-15T13:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Arthur William Lourenço. Análise de desempenho em cluster veicular utilizando teoria de Filas. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/227>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/227 | - |
dc.description.abstract | t is noted a large increase in the number of vehicles circulating in the country. With this population growth, traffic accidents also increased proportionately. The vehicle network performance analysis has as its main objective reduce these accidents through internal communication (between the own network vehicles) or external (with other networks, for example, Internet). This paper discusses a performance analysis model in a car cluster, based on queuing theory, which focuses on measuring the latency applications that work in a terrestrial vehicle cluster, taking into account the population and the number of requests it. Among other possibilities of technology in this paper were used and compared the links of 3G, EDGE and UHF. The results show that the 3G link performed better than the other, due to the fact that their bandwidth is greater. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Análise de Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Cluster Veicular Terrestre | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Filas | pt_BR |
dc.title | Análise de desempenho em Cluster veicular utilizando teoria de Filas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alex de Souza, VIEIRA | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Evaldo da Silva ANDRADE, ANDRADE | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5799058931130978 | pt_BR |
dc.description.resumo | É notável um grande aumento na quantidade de veículos circulando no país. Com o crescimento dessa população, os acidentes de trânsito proporcionalmente também aumentaram. A análise de desempenho de redes veiculares tem como seu principal objetivo diminuir esses acidentes por meio de comunicação interna (entre os próprios veículos da rede) ou externa (com outras redes como, por exemplo, internet). O presente trabalho aborda um modelo de análise de desempenho em um cluster veicular, baseando em teoria de filas, cujo foco é mensurar a latência de aplicações que trabalhem em um cluster veicular terrestre, levando em consideração sua população e a quantidade de requisições a ele destinado. Dentre outras possibilidades de tecnologias, neste trabalho, foram utilizados e comparados os enlaces de redes 3G, UHF e EDGE. Os resultados demonstram que o enlace 3G teve um melhor desempenho em relação aos demais, devido ao fato de sua largura de banda ser maior. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Análise de desempenho em cluster veicular utilizando teoria de Filas.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons