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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2286
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SANTOS, Alciene Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T19:56:15Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T19:56:15Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alciene Lima dos. Escape Room: elaboração e validação de um jogo didático para o ensino de química básica. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2022. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2286>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2286 | - |
dc.description.abstract | The chemistry is a discipline present in the school curriculum, since it is present in everyday life and has contributed to society, despite its relevance, it presents several difficulties in its teaching-learning in the classroom, among them the demotivation of students. In this sense, gamification in chemistry teaching has the potential to present positive results, since the ludic naturally arouses curiosity and youth interest. In view of this, this work portrays the development and evaluation of the Escape Room, a didactic game that comprises subjects of chemistry addressed in the 1st, 2nd and 3rd grades of High School. The digital game developed was applied as a pilot test with undergraduate students in chemistry, in order to assess the impact on motivation and learning. To validate the Escape Room prototype as a didactic tool, the MEEGA+ educational game evaluation instrument was used, which evaluates the user's perception in two quality factors, namely, usability and the player's experience in relation to the game. The results obtained were significant, showing that the game is capable of promoting fun, interaction, satisfaction, confidence and contributes to learning. However, the game presented some points to be improved, such as the ease of play, accessibility and little immersion of the student in the Escape Room. Finally, the escape game is an active methodology proposal that can be used in the classroom as an activity to review and/or fix chemical content. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.title | Escape Room: elaboração e validação de um jogo didático para o ensino de química básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | VIZZOTTO, Patrick Alves | - |
dc.description.resumo | A química é uma disciplina presente no currículo escolar, uma vez que está presente no cotidiano e tem contribuído na sociedade, apesar de sua relevância, apresenta diversas dificuldades no seu ensino-aprendizagem em sala de aula, dentre elas a desmotivação dos educandos. Nesse sentido, a gamificação no ensino de química tem potencial de apresentar resultados positivos, visto que o lúdico naturalmente desperta a curiosidade e o interesse juvenil. Diante disto, este trabalho retrata o desenvolvimento e a avaliação do Escape Room, um jogo didático que compreende assuntos de química abordados na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O jogo digital elaborado foi aplicado como teste piloto com discentes de licenciatura em química, com intuito de avaliar o impacto na motivação e aprendizagem. Para validar o protótipo Escape Room como uma ferramenta didática, usou-se o instrumento de avaliação de jogos educacionais MEEGA+, que avalia a percepção do usuário em dois fatores de qualidade, sendo eles, usabilidade e experiência do jogador em relação ao jogo. Os resultados obtidos foram significativos, evidenciando que o jogo é capaz de promover diversão, interação, satisfação, confiança e contribui na aprendizagem. Contudo, o jogo apresentou alguns pontos a serem melhorados, como a facilidade de jogar, a acessibilidade e a pouca imersão do discente no Escape Room. Por fim, o jogo de fuga é uma proposta de metodologia ativa podendo ser empregada em sala de aula como uma atividade de revisão e/ou fixação de conteúdos químicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Alciene Lima dos Santos.pdf Acesso restrito | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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