Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2302
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Histórias em quadrinhos como uma metodologia alternativa no ensino de Ciências Naturais |
metadata.dc.creator: | Célio, Vanessa Carolina Cunha |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sousa, Francisco Ferreira de |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Célio, Vanessa Carolina Cunha. Histórias em quadrinhos como uma metodologia alternativa no ensino de Ciências Naturais /Vanessa Carolina Cunha Célio; orientador, Francisco Ferreira de Sousa — 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Marabá, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | A utilização de alguns recursos tecnológicos e, até mesmo, o uso do livro didático não vêm apresentando resultados satisfatórios ao longo dos anos, o que pode ser observado no desempenho dos alunos nas avaliações externas às escolas. Partindo nesse contexto e visando minimizar a problemática da aprendizagem escolar, este trabalho visa à elaboração de uma revista no formato de histórias em quadrinhos em estilo mangá para ser usada como uma metodologia alternativa. A revista foi confeccionada contendo características paradidáticas, com intuito de promover a aprendizagem a partir de conceitos da Física, os quais fazem parte da matriz curricular do Ensino de Ciências, nas séries finais do Ensino Fundamental II. A metodologia foi aplicada no 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Rio Tocantins. Para o desenvolvimento deste trabalho, admitimos a teoria da aprendizagem significativa do psicólogo David Paul Ausubel (1918-2008). A partir dos resultados, concluímos que as HQs configuram-se como instrumento viabilizador de aprendizagem. |
Abstract: | The use of some technological resources, and even including the use of textbooks in public schoolshas not presented satisfactory results over the years, which can be observed in students’ performance in assessments in the ambient non-school settings.Based on this contextand aiming to minimize the problems of the school learning, this work aims to the elaboration of a magazine in the format of comics in manga style to be used as a alternative methodology. The magazine was made with paradidate characteristics, aiming to promote learning from concepts of Physics, which are part of the curriculum of Science Teaching, in the series of Elementary School II. The methodology was applied in 9th year of the Public School of Elementary and Middle Education called Rio Tocatins (Marabá-Pará). For the development this work, we admit the theory of significant learning of the psychologist David Paul Ausubel (1918-2008). From the results, we conclude that the comics can be used as a tool for learning. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2302 |
Keywords: | Ciências – Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos Ciências (Ensino fundamental) Aprendizagem |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_HQs como uma metodologia alternativa para o ensino de ciencias naturais.pdf | 7,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License