Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2305
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise da evolução das divulgações científicas no ensino de química no contexto da pandemia da Covid -19 |
Autor(es): | MIRANDA, Adriele Barbosa |
Primeiro Orientador: | ALENCAR, Wagner Soares |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MIRANDA, Adriele Barbosa. Análise da evolução das divulgações científicas no ensino de química no contexto da pandemia da Covid -19. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2305. Acesso em: |
Resumo: | O isolamento social provocado pela pandemia da covid-19 impactou diversos setores da sociedade. A esfera educacional sofreu com o fechamento das instituições de ensino e interrupção das atividades planejadas, o que prejudicou as pesquisas e publicações em desenvolvimento. As divulgações cientificas, que tratam sobre o Ensino de Química são fundamentais para conduzir outros pesquisadores sobre determinados temas, também sofreram com a pandemia. O presente estudo teve o objetivo de analisar as divulgações cientificas, em língua portuguesa, sobre o Ensino de Química no contexto da pandemia da covid-19, para isso foi delimitado o intervalo de tempo de janeiro de 2020 a dezembro de 2021 e analisar os avanços e desafios pontuados pelos artigos encontrados. Para a realização da pesquisa duas bases de dados foram utilizadas, o Periódico Capes e o Google Scholar, 23 publicações foram encontradas utilizando os filtros: intervalo de tempo de janeiro de 2020 a dezembro de 2020 e intervalo de tempo de janeiro de 2021 a dezembro de 2021, ensino remoto emergencial, pandemia, covid-19 e ensino básico. As publicações referentes ao ano de 2020 evidenciaram metodologias de ensino para serem aplicadas no sistema de ensino remoto, as dificuldades de adaptação as plataformas de ensino e aos ambientes virtuais de aprendizado. As publicações referentes ao ano de 2021 possuem abordagem variadas e ressaltam que as dificuldades vivenciadas no começo do ensino remoto emergencial haviam sido reduzidas e não superadas. Diante da análise das divulgações cientificas, foi percebido que houve um período de adaptação para utilização das plataformas de comunicação, adequação das pesquisas em andamento e o surgimento de novas pesquisas baseadas no contexto pandêmico. Além de pontuarem a falta de acesso a infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades e a precária disponibilidade de ferramentas para o ensino on-line. Reforçaram o fato dos pesquisadores em educação em Química promoverem o debate sobre as possibilidades encontradas mediante as dificuldades desencadeadas pela pandemia da covid-19, o que sugere que futuras produções cientificas tenham acervo relevante sobre a perspectiva dos pesquisadores que conviveram com a situação atípica do ensino. Por fim, o cenário de caos experimentado refletiu positivamente na obtenção de conhecimento a respeito do ensino remoto emergencial, o que foi demonstrado por todos os autores e colaboradores dos artigos selecionados, o que sugere, se algo da mesma magnitude da pandemia venha impossibilitar o convívio escolar, a progressão das pesquisas e as publicações cientificas, os pesquisadores, em especial os de Ensino de Química, já terão arcabouço teórico suficiente para contornar a situação. |
Abstract: | The social isolation caused by the covid-19 pandemic has impacted various sectors of society. The educational sphere suffered from the closure of educational institutions and interruption of planned activities, which hampered research and publications under development. Scientific disclosures, which deal with Chemistry Teaching are fundamental to lead other researchers on certain topics, also suffered from the pandemic. The present study aimed to analyze the scientific publications, in Portuguese, on the Teaching of Chemistry in the context of the covid-19 pandemic, for this the time interval from January 2020 to December 2021 was delimited and to analyze the advances and challenges punctuated by the articles found. To carry out the research, two databases were used, the Capes Periodical and Google Scholar, 23 publications were found using the filters: time interval from January 2020 to December 2020 and time interval from January 2021 to December 2020. 2021, emergency remote learning, pandemic, covid-19 and basic education. Publications for the year 2020 highlighted teaching methodologies to be applied in the remote teaching system, the difficulties of adapting teaching platforms and virtual learning environments. Publications for the year 2021 have a varied approach and emphasize that the difficulties experienced at the beginning of emergency remote teaching had been reduced and not overcome. In view of the analysis of scientific disclosures, it was noticed that there was a period of adaptation for the use of communication platforms, adequacy of ongoing research and the emergence of new research based on the pandemic context. In addition to punctuating the lack of access to the infrastructure necessary for the development of activities and the precarious availability of tools for online teaching. They reinforced the fact that researchers in Chemistry education promote the debate on the possibilities found through the difficulties triggered by the covid-19 pandemic, which suggests that future scientific productions have a relevant collection on the perspective of researchers who have lived with the atypical situation of teaching. . Finally, the scenario of chaos experienced positively reflected in obtaining knowledge about emergency remote teaching, which was demonstrated by all authors and collaborators of the selected articles, which suggests, if something of the same magnitude as the pandemic comes to make living together impossible school, the progression of research and scientific publications, researchers, especially those in Chemistry Teaching, will already have sufficient theoretical framework to overcome the situation. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2305 |
Palavras-chave: | Ciência – Estudo e ensino Química - Estudo e ensino Comunicação cientifica Pandemia - Covid |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Adriele Barbosa Miranda.pdf | 389,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons