Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2329
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Astronomia e CTS: um panorama das teses e dissertações da área |
Autor(es): | GUIMARÃES, Bianca Eduarda Viana |
Primeiro Orientador: | VIZZOTTO, Patrick Alves |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | GUIMARÃES, Bianca Eduarda Viana. Astronomia e CTS: um panorama das teses e dissertações da área . 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2329. Acesso em: |
Resumo: | Um campo importante para a formação educacional, especialmente no ensino básico, está relacionado ao ensino da Astronomia, presente na área de Ciências Naturais. O ensino de Astronomia pode levar à compreensão da natureza como um processo dinâmico em relação à sociedade, além de possuir um alto potencial interdisciplinar, o que possibilita uma educação mediada pelas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tendo em vista a relação entre Astronomia e CTS, faz-se importante questionar: Tem sido desenvolvidas pesquisas acadêmicas no campo da astronomia e CTS? Quais são suas características? Assim sendo, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, afim de analisar o que tratam as teses e dissertações com enfoque CTS na educação em astronomia, com o objetivo obter um panorama sobre as produções científicas desenvolvidas na área. Utilizou-se como base os trabalhos com enfoque em CTS presentes no Banco de Teses e Dissertações em Educação em Astronomia (BTDEA), da UFSCAR. Este trabalho, de caráter qualitativo, utilizou como método de análise de dados o conjunto de técnicas propostas por Bardin (2016) em sua Análise de Conteúdo. Foram submetidas à análise 26 teses e dissertações. Os resultados obtidos demonstraram que houve um crescimento no número de produções a partir do ano de 2008 até o ano de 2018, bem como uma variedade de metodologias e conteúdos de Astronomia abordados. Pretende-se assim, favorecer o acesso aos dados e apresentar um panorama atualizado, bem como incentivar novas pesquisas que busquem analisar outros repositórios, podendo-se ampliar o estudo futuramente para uma investigação mais aprofundada. |
Abstract: | An important field for educational training, especially in basic education, is related to the teaching of Astronomy, present in the area of Natural Sciences. The teaching of Astronomy can lead to the understanding of nature as a dynamic process in relation to society, besides having a high interdisciplinary potential, which enables an education mediated by the relations between Science, Technology and Society (SCT). In view of the relationship between Astronomy and CTS, it is important to question: Has academic research been developed in the field of astronomy and CTS? What are its characteristics? Therefore, a "state of knowledge" research was carried out in order to analyze what theses and dissertations with a FOCUS ON STS in astronomy education were conducted, with the objective of obtaining an overview of the scientific productions developed in the area. The basis was the work focusing on SC present in the Bank of Theses and Dissertations in Astronomy Education (BTDEA) of UFSCAR. This qualitative work used as a method of data analysis the set of techniques proposed by Bardin (2016) in his Content Analysis. Twenty-six theses and dissertations were submitted to analysis. The results showed that there was an increase in the number of productions from 2008 to 2018, as well as a variety of astronomy methodologies and contents addressed. Thus, it is intended to favor access to data and present an updated overview, as well as to encourage new research that seeks to analyze other repositories, and the study may be expanded in the future for further investigation. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2329 |
Palavras-chave: | Astronomia - Estudo e ensino Dissertações e teses Tecnologia Ciência Panoramas |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Bianca_VersãoFinal_24jun2022 (1).pdf | 528,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons