Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2344
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Márcia Loreny Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T19:51:11Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T19:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Márcia Loreny Gomes. O ensino remoto : processo de ensino durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas de Marabá-PA. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2344. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2344 | - |
dc.description.abstract | The Covid-19 pandemic, is an airborne infectious disease caused by the SARS-CoV-2 virus, and was one of the biggest global health challenges experienced by the population since the beginning of 2020, and it spread until mid-2020. 2023 and even today the impacts that this disease has caused are felt. Due to the high mortality rates, which occurred worldwide, it was necessary for the World Health Organization to decree quarantine, the state of Pará also started the quarantine and, like other states, decreed the closure of establishments and schools, which caused damage to all the sectors. Among these we can highlight Education, which directly impacted students, teachers and school management. In this way, the Ministry of Education, the National Council of Education, the Departments of Education and Schools had to adapt to the new teaching-learning proposals together with students and teachers, adopting various measures, so that classes were not interrupted, among these, the most used was remote teaching. The study was developed based on data collection in three schools from different nuclei in the Municipality of Marabá, two questionnaires with multiple choice and open questions were applied, via Google Forms, in order to collect narratives from the teachers of the schools involved. It is intended to address in this research the methodologies, difficulties and teaching and learning strategies used in schools in Marabá-PA during the suspension of classes during the period of the covid-19 pandemic. In general, we can highlight that, according to the perception of the teachers of the schools involved, the pandemic brought enormous challenges and triggered problems and difficulties in teaching and learning. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.title | O ensino remoto : processo de ensino durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas de Marabá-PA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GORDO, Sheila Maysa | - |
dc.description.resumo | A pandemia da Covid-19, é uma doença infecciosa transmitida pelo ar causada pelo vírus SARS-CoV-2, e foi um dos maiores desafios sanitários mundiais vivenciados pela população desde o início do ano de 2020, e se propagou até meados do ano de 2023 e ainda hoje se sente os impactos que esta doença causou. Devido aos altos índices de mortalidade, ocorrida no mundo todo, foi necessário a Organização Mundial da Saúde decretar quarentena, o estado do Pará também iniciou a quarentena e assim como outros estados, decretou o fechamento de estabelecimentos e escolas, o que gerou danos em todos os setores. Dentre estes podemos destacar a Educação, que impactou de forma direta os alunos, professores e a gestão escolar. Dessa forma, o Ministério da Educação, O Conselho Nacional de Educação, as Secretarias de Educação e Escolas tiveram que se readequar às novas propostas de ensino-aprendizagem junto com alunos e professores, adotando várias medidas, de forma que as aulas não fossem interrompidas, dentre estas, a mais utilizada foi o ensino remoto. O estudo foi desenvolvido com base em coleta de dados em três escolas de núcleos diferentes no Município de Marabá, foram aplicados dois questionários com questões de múltiplas escolhas e abertas, via Google Forms, com a finalidade de coletar narrativas dos docentes das escolas envolvidas. Pretende-se abordar nesta pesquisa as metodologias, dificuldades e estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas nas escolas de Marabá-PA durante a suspensão das aulas no período da pandemia do covid-19. De modo geral, podemos destacar que de acordo com a percepção dos docentes das escolas envolvidas a pandemia trouxe enormes desafios e desencadeou problemas e dificuldades de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Appears in Collections: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Márcia Loreny Gomes Santos.pdf | 995,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License