Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ismayanne Moreira da-
dc.date.accessioned2024-09-26T19:52:35Z-
dc.date.available2024-09-26T19:52:35Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Ismayanne Moreira da. O PIBID e as práticas pedagógicas em Ciências Naturais: uma experiência sobre o ensino fundamental II no município de Marabá - PA. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em:. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2345-
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiências (Ensino Fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de Ensino.pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO PIBID e as práticas pedagógicas em Ciências Naturais: uma experiência sobre o ensino fundamental II no município de Marabá - PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1GORDO, Sheila Maysa da Cunha-
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema das práticas no ensino de Ciências Naturais no contexto do Ensino Fundamental. A educação em Ciências Naturais desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e científico dos alunos, proporcionando a compreensão do mundo natural que os cerca. Neste estudo, examinamos as diversas abordagens pedagógicas utilizadas por professores no ensino de Ciências Naturais, com foco especial nos desafios e nas oportunidades que surgem nesse processo. Uma pesquisa na sala de aula usando uma bolsa de estudos PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) incluiu uma análise das práticas sobre ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Diversas abordagens, estratégias e técnicas foram empregadas para envolver os alunos em três escolas no núcleo Nova Marabá - PA, buscando a compreensão dos conceitos científicos e promover o pensamento crítico. Além disso, foram examinadas as barreiras enfrentadas pelos educadores, como a falta de recursos qualificados, a necessidade de formação continuada e a adaptação às mudanças curriculares. Os resultados indicam que abordagens práticas, como experimentos em sala de aula, saídas de campo e integração de tecnologia, têm um impacto positivo na aprendizagem dos alunos. A promoção da investigação e da curiosidade, aliada à contextualização dos conteúdos no cotidiano dos estudantes, é eficaz para fortalecer o interesse e a compreensão das Ciências Naturais. No entanto, os desafios persistem, incluindo a necessidade de uma maior coordenação entre teoria e prática, a personalização do ensino para atender às diferentes necessidades dos alunos e a avaliação de forma involuntaria pelos próprios alunos. Este estudo contribui para a compreensão das práticas pedagógicas em Ciências Naturais no Ensino Fundamental, oferecendo insights importantes para educadores, futuros educadores e gestores educacionais. Recomenda-se o investimento contínuo em formação docente, o desenvolvimento de materiais educativos inovadores e a criação de ambientes de aprendizagem que estimulem a participação ativa dos alunos e a exploração atenta e crítica do mundo natural. A busca por abordagens pedagógicas eficazes nas Ciências Naturais é essencial para promover uma educação de qualidade e para preparar os alunos para observar o mundo que os cerca atualmente.pt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Ismayanne Moreira da Silva.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI