Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Mateus Henrique Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T21:28:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T21:28:10Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mateus Henrique Mendes. Mobilidade urbana em Marabá-PA: estudo das rotas de ônibus do transporte coletivo urbano no núcleo Cidade Nova. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Geografia, Curso de Bacharelado em Geografia, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2378. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2378 | - |
dc.description.abstract | Urban mobility, as it is observed today in Brazil, is the result of numerous public policies that over the decades have directed the population to use road transport, especially private vehicles, causing an exorbitant increase in the vehicle fleet over the decades. country, aggravating the mobility problems in large and medium-sized cities. For this reason urban mobility laws at national and municipal levels were created. In Marabá, among other things, the law outlined guidelines for organizing public transport, which is currently outdated and poorly organized, with few vehicles and routes, resulting in lack of coverage in areas of occupation that emerged mainly in the second half of the 21st century, especially in the Cidade Nova core, where the population of large neighborhoods such as Bom Planalto are off the public transport map, and with reduced social right to access and move around the city. Seeking to solve this problem in some areas of the nucleus, a questionnaire was carried out with the population of these places and from it, the creation of two more bus routes in the nucleus was proposed as a solution, aiming at reducing the areas without public transport coverage. it is expected that this work will have a positive impact on the decision-making of the municipal public power so that there are improvements in public transport in the Cidade Nova nucleus and, consequently, in urban mobility. | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Disponível em arquivo PDF | pt_BR |
dc.subject | Transporte – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Ônibus - Linhas. | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana em Marabá-PA: estudo das rotas de ônibus do transporte coletivo urbano no núcleo Cidade Nova | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Marcus Vinicius Mariano de | - |
dc.description.resumo | A mobilidade urbana como é observada hoje no Brasil, é fruto de inúmeras políticas públicas que ao longo das décadas direcionou a população a utilizar os meios de transporte rodoviários em especial os veículos privados, provocando ao longo as décadas um aumento exorbitante na frota de veículos do país agravando os problemas de locomoção em cidades grandes e médias. Por essa razão leis de mobilidade urbana em esfera nacional e municipais foram criadas. Em Marabá, entre outras coisas, a lei traçou diretrizes de organização do transporte público que atualmente está defasado e mal organizado, com poucos veículos e rotas, resultando na falta de cobertura em áreas de ocupação que surgiram principalmente na segunda metade do século XXI, especial no núcleo Cidade Nova, onde a população de grandes bairros como o Bom Planalto estão fora do mapa do transporte público coletivo, e com o direito social de acessar e se locomover na cidade reduzido. Buscando solucionar esse problema em algumas áreas do núcleo, foi realizado um questionário com a população desses locais e a partir dele, foi proposto como solução a criação de mais duas rotas de ônibus no núcleo visando a redução das áreas sem cobertura do transporte público. espera-se que esse trabalho tenha um impacto positivo na tomada de decisões do poder público municipal para que haja melhorias no transporte público no núcleo Cidade Nova e em consequência na mobilidade urbana. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Mobilidade urbana em Marabá.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons