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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2402
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impactos da exposição a telas na saúde mental de crianças na Primeira Infância durante a pandemia do COVID-19
Autor(es): Freire, Letícia Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Caio Maximino
Data do documento: 24-Fev-2025
Citação: FREIRE, L. S.. Impactos da exposição a telas na saúde mental de crianças na Primeira Infância durante a pandemia do COVID-19. Monografia (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá/PA, p. 27. 2025.
Resumo: A pandemia de COVID-19 modificou a rotina das crianças na primeira infância, aumentando o tempo de exposição às telas e afetando sua saúde mental. O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos do tempo de tela na saúde mental infantil. Para tanto, optou-se por utilizar a abordagem de revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado em bases de dados científicos durante os anos de 2020 a 2024. Os resultados apontam que o excesso de tempo de tela resultou em estresse, irritabilidade, perturbação do sono e do humor e dificuldades emocionais e prejuízos no desenvolvimento emocional e social. O isolamento social e a diminuição do contato presencial com os pares e a falta de supervisão do tempo de tela pelos pais contribuíram para o agravamento do quadro. Por outro lado, observou-se que a tecnologia também trouxe benefícios, principalmente quanto ao auxílio das atividades escolares remotas e à manutenção das relações sociais durante o distanciamento.
Abstract: The COVID-19 pandemic has changed the routine of children in early childhood, increasing the time they spend on screens and affecting their mental health. This study aims to analyze the impacts of screen time on children's mental health. To this end, it was chosen an integrative literature review approach. The bibliographic survey was carried out in scientific databases from 2020 to 2024. The results indicate that excessive screen time resulted in stress, irritability, sleep and mood disturbances, emotional difficulties, and impairments in emotional and social development. Social isolation and decreased face-to-face contact with peers and the lack of parental supervision of screen time contributed to the worsening of the situation. On the other hand, it was observed that technology also brought benefits, mainly in terms of helping with remote school activities and maintaining social relationships during social distancing.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2402
Palavras-chave: Primeira Infância
Saúde mental
Telas
COVID-19
Pandemia
Aparece nas coleções:FAPSI - Faculdade de Psicologia

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