Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2404
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Helmintíases em crianças afetam índices cognitivos avaliados pelo WISC-IV |
metadata.dc.creator: | Silva, Vanessa Feitoza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Caio Maximino |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Sousa, Eveline Bezerra |
Issue Date: | 20-Aug-2021 |
Citation: | SILVA, V. F. Helmintíases em crianças afetam índices cognitivos avaliados pelo WISC-IV. Monografia (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá, p. 55. 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | A cognição é o ato ou processo de conhecimento, que envolve a ativação simultânea de instrumentos mentais como: percepção; atenção; processamento (simultâneo e sucessivo); memória (de trabalho, curto e longo prazo); visualização; raciocínio; resolução de problemas; interpretação e externalização de informação. As funções cognitivas das crianças podem ser afetadas por fatores importantes, incluindo o meio ambiente, determinantes genéticos, e fatores relacionados a saúde, como desnutrição, doenças diarreicas severas e infecções intestinais por helmintos. As geo-helmintíases são um grupo de doenças parasitárias intestinais causadas pelos parasitos Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e pelos ancilostomídeos: Ancylostoma duodenale e Necator americanos, e as infecções causadas por esses parasitos são classificadas como doenças negligenciadas e estão mais presentes em populações em maior vulnerabilidade Nesse sentido, a avaliação neuropsicológica visa reunir amostras de funções mentais envolvidas no processo de aprendizagem correlacionadas com a organização funcional do cérebro, proporcionando identificar disfunções ou lesões cerebrais. O WISC-IV objetiva avaliar a capacidade intelectual de crianças com idade entre 6 anos e 16 anos e 11 meses, e pode ser utilizado em qualquer caso haja suspeita de uma disfunção de origem neurológica na avaliação de diferentes aspectos intelectuais, entre eles, clínica, diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento. No presente trabalhos, investigamos os efeitos das geo-helmintíases no desempenho de Índices avaliados pelo WISC-IV. Dessa forma, participaram do estudo 52 crianças, 25 (48,07%) eram do sexo masculino e 27 (51,92%) eram do sexo feminino. Haviam 18 crianças na faixa etária de 6-7 anos, 17 na faixa etária de 8-9 anos e 17 na faixa etária de 10-14 anos. Das 52 crianças que participaram, 10 (19,23%) apresentaram resultado positivo para infecção por geo-helmintos, sendo 6 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. No presente trabalho, de acordo com a nossa hipótese, as análises apresentaram diferenças estatisticamente significativas associadas a p-valores < 0,05 nos Índices de Compreensão Verbal, Velocidade de Processamento e Quociente de Inteligência Total. No entanto, nossos resultados também sugerem que outros fatores podem fazer parte dessa associação, como o contexto em que as crianças participantes do estudo estão inseridas, uma vez que fatores sociais, ambientais e psicológicos se mostram importantes no desenvolvimento e aprendizado da criança. |
Abstract: | Cognition is the act or process of knowing, which involves the simultaneous activation of mental instruments such as: perception; attention; processing (simultaneous and successive); memory (working, short and long term); visualization; reasoning; problem solving; interpretation and externalization of information. Children's cognitive functions can be affected by important factors, including the environment, genetic determinants, and health-related factors such as malnutrition, severe diarrheal diseases and intestinal helminth infections. Geohelminthiases are a group of intestinal parasitic diseases caused by the parasites Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura and hookworms: Ancylostoma duodenale and Necator americana, and infections caused by these parasites are classified as neglected diseases and are more present in populations in greater vulnerability In this sense, neuropsychological assessment aims to gather samples of mental functions involved in the learning process correlated with the functional organization of the brain, making it possible to identify brain dysfunctions or lesions. The WISC-IV aims to assess the intellectual capacity of children aged between 6 years and 16 years and 11 months, and can be used in any case where there is a suspicion of a dysfunction of neurological origin in the assessment of different intellectual aspects, including clinical diagnosis of neurodevelopmental disorders. In the present study, we investigated the effects of geohelminthiasis on the performance of indices assessed by the WISC-IV. Thus, 52 children took part in the study, 25 (48.07%) were male and 27 (51.92%) were female. There were 18 children in the 6-7 age group, 17 in the 8-9 age group and 17 in the 10-14 age group. Of the 52 children who took part, 10 (19.23%) tested positive for geohelminth infection, 6 of whom were male and 4 female. In the present study, according to our hypothesis, the analyses showed statistically significant differences associated with p-values < 0.05 in the Verbal Comprehension, Processing Speed and Total Intelligence Quotient indices. However, our results also suggest that other factors may be part of this association, such as the context in which the children participating in the study are inserted, since social, environmental and psychological factors are important in children's development and learning. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2404 |
Keywords: | Desenvolvimento psicológico Nicho ecossocial Metacognição Funções Psicológicas Superiores Parasitologia |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International |
Appears in Collections: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC- Vanessa.pdf | Monografia "Helmintíases em crianças afetam índices cognitivos avaliados pelo WISC-IV" | 2,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License