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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Aline Sayuri Costa-
dc.date.accessioned2019-04-16T19:50:00Z-
dc.date.available2019-04-16T19:50:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aline Sayuri Costa. Estratégias Didáticas em Educação Especial para o Ensino de Biologia celular e Genética. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/244>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/244-
dc.description.abstractInclusive Education considers that strategies for teaching should be thought of in order to attend to the particularities of each individual. Considering specifically the difficulties of the contents of Cellular Biology and Genetics, because they are inserted in a microscopic world, it becomes of the utmost importance to make available different teaching tools that can contribute to the improvement of learning, particularly the students with special needs, Such as the visually impaired, who require special attention in education because they are conditioned to the total or partial limit in the field of vision. The present work sought to propose inclusive didactic strategies that aid in the teaching procedure through the production of three-dimensional models with low cost and aimed at people with visual impairment, in addition to seeking to achieve the concept of universal design, so that the material has utility with all Those involved in the teaching-learning process. The methods used were performed through semi-structured interviews with psychics, teachers and students with visual impairment to analyze the main difficulties in the discipline and the possibilities of having a 3D resource that would help understanding. Through the development of the material it was possible to evaluate it considering the adaptations as textures, colors and sizes. The results helped to improve the model and showed that the use of tactile-visual didactic resources can contribute to the teaching-learning process in an inclusive way in the Biological Sciences area and in the schools of the municipality of Marabá.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectBiologia celular e Genéticapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEducação especial - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectBiologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstratégias Didáticas em Educação Especial para o Ensino de Biologia celular e Genéticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Edith Cibelle de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9940715222812080pt_BR
dc.description.resumoA Educação Inclusiva considera que estratégias para o ensino devem ser pensadas no sentido de atender as particularidades de cada indivíduo. Considerando especificamente as dificuldades dos conteúdos de Biologia celular e Genética, por estarem inseridos em um mundo microscópico, torna-se de suma importância disponibilizar diferentes ferramentas de ensino que possam contribuir para a melhoria da aprendizagem, de modo particular, os alunos de necessidades especiais, como os deficientes visuais, que requerem uma atenção especial na educação por estarem condicionados ao limite total ou parcial no campo de visão. O presente trabalho buscou propor estratégias didáticas inclusivas que auxiliem no procedimento de ensino através da confecção de modelos tridimensionais com baixo custo e voltados para as pessoas com deficiência visual, além de buscar alcançar o conceito de desenho universal, para que o material tenha utilidade com todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Os métodos empregados foram realizados através de entrevistas semi-estruturadas com videntes, professores e alunos com deficiência visual para analisar as principais dificuldades na disciplina e as possibilidades de ter um recurso 3D que ajudasse a compreensão. Através do desenvolvimento do material foi possível avaliá-lo considerando as adaptações como texturas, cores e tamanhos. Os resultados auxiliaram para o aperfeiçoamento do modelo e mostraram que a utilização de recursos didáticos táteis-visuais podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de forma inclusiva na área de Ciências Biológicas e nas escolas do município de Marabá.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIAS NATURAIS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

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