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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/284
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Estudo da obtenção de pavimento asfáltico a partir da mistura de bioasfalto e polímero do tipo Ret |
metadata.dc.creator: | CARVALHO, Torben Ulisses da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MOTA, Silvio Alex Pereira da |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | CARVALHO, Torben Ulisses da Silva. Estudo da obtenção de pavimento asfáltico a partir da mistura de bioasfalto e polímero do tipo Ret. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Engenharia de Materiais, Curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/284>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A mobilidade rodoviária é a principal opção de locomoção de serviços e pessoas do país, devido à sua facilidade de acesso e baixo custo. Porém o Brasil, apesar de conter uma extensa malha rodoviária, necessita de rodovias com qualidade ideal para suportar os esforços do tráfego intenso ao qual são submetidas, sabendo que a implantação e manutenção de pavimentos asfálticos nas vias é de grande importância para o progresso de uma região, otimizando todo o processo de deslocamento e transporte. Para a produção de asfalto, a principal via é a partir do refino do petróleo, porém existem outras rotas tecnológicas capazes de produzir este material a partir de um bem renovável, sendo uma delas a rota de craqueamento de óleos vegetais, a qual gera um produto rico em hidrocarbonetos denominado Produto Líquido Orgânico (PLO). No presente trabalho investigou-se a obtenção de um biopavimento proveniente da mistura de ligante asfáltico oriundo da destilação do PLO, com um Terpolímero Elastomérico Reativo (RET) Elvaloy®, visando propriedades aceitáveis nas normas brasileiras para pavimentação. O produto de fundo gerado nos processos de destilação do PLO foi caracterizado antes e depois de ser adicionado Elvaloy®, determinando sua densidade e composição química. Posteriormente, os dois ligantes asfálticos foram utilizados na fabricação de corpos de prova Marshall, a fim de determinar sua estabilidade como pavimento asfáltico. Pode-se ressaltar que os dois tipos de ligantes sem e com polímero apresentaram-se na faixa de densidade prevista pela norma vigente. Além disso foi comprovada a alta quantidade do elemento carbono, na faixa de 85 a 95 %, nestes materiais, o que corrobora a potencialidade do referido produto na obtenção do Cimento Asfáltico. Contudo, a partir do ensaio de estabilidade Marshall, observou-se que o produto de fundo utilizado não satisfez completamente sua utilização como Cimento Asfáltico, devido à baixa estabilidade encontrada no referido ensaio. A alternativa de uso mais viável para esse tipo de material possivelmente seria como óleo lubrificante devido as suas características físico-químicas. |
Abstract: | The road mobility is the main locomotion option services and people in the country due to its ease of access and low cost. However, Brazil, even though it contains an extensive road network, needs roads with optimal quality to withstand the heavy traffic efforts to which they are subject, knowing that the implementation and maintenance of asphalt pavements on roads is of great importance for the progress of an area, optimizing the entire process of shifting and transport. For the production of asphalt, the main route is from petroleum refining, but there are other relatively technological routes capable of producing this material from a renewable source, one being the cracking route vegetable oils, which generates a product rich in hydrocarbons called Liquid Organic Product (PLO). In the present study was investigated obtaining a biopavement from the asphalt binder mixture derived from the distillation of the PLO, with a Reactive Elastomeric Terpolymer (RET) Elvaloy®, aiming acceptable properties in Brazilian standards for paving. The bottom product generated in the PLO distillation processes has been characterized before and after being added Elvaloy®, determining its density and chemical composition. Subsequently, the two asphalt binders have been used in the manufacture of Marshall test specimens in order to determine their stability as asphalt pavement. It may be highlighted that the two types of binders with and without polymer present in the density range provided for by current regulations. Moreover, it was proven the high amount of carbon element in the range 85-95% in these materials, which confirms the potential of the product to obtain the Asphalt Cement. However, from the Marshall stability test, it was observed that the bottom product used not completely satisfied its use as a Asphalt Cement due to low stability found in this test. The most viable alternative use for this type of material would possibly like lubricating oil due to its physicochemical characteristics. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/284 |
metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA |
Keywords: | Bioasfalto Pavimentação Polímero RET Ligante asfáltico Asfalto Polímero |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FEMAT - Faculdade de Engenharia de Materiais |
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