Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ROCHA, Suelen Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:50:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-08T13:50:27Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Suelen Silva. Avaliação de blindagem com correntes em caminhões fora de estrada CAT 777 F/G da mina de bauxita da Mineração Paragominas S/A. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/445>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/445 | - |
dc.description.abstract | The mining of bauxite, the main ore used for aluminum production, is performed by the method known as strip mining. This method is developed in strips due to the morphology of the deposits, which generally present tabular geometry and are close to the surface. To perform the mining it is necessary to remove the overburden in the mining area in order to expose the ore, and this operation can be held by different equipments according to the height of the layer of waste rock. In the Mineração Paragominas SA (MPSA), an enterprise of Norsk Hydro, located in the city of Paragominas - PA, the layer of waste rises over 13 meters high. The overburden removal is then performed in three ways depending on that height: using bulldozers CAT D11 with trident-shape ripper attached (H>8m); using tractor CAT D11 with trident-shape ripper attached and hydraulic excavator to remove the remaining material (13m< H >8 m); and using the off-road truck CAT 777F/G and excavator system for waste layer recess, operation with bulldozer D11 and hydraulic shovel. The off-road trucks, which are characterized by having greater adhesion and resistance to operate in unfavorable conditions, are responsible for 15% of all movements of waste in MPSA, ensuring best rates of overall equipment effectiveness, in addition to continuity and synchronism of the overburden removal process. However, in the MPSA area, the historical levels of precipitation in the period from December to May are quite high, which directly impacts the mining system and other operations. Faced with this problem, shields were installed on the external rear tires of the off-road trucks CAT 777 F/G of Mineração Paragominas S/A, pulling them in order to facilitate the operation of such equipments. The results were satisfactory, for the chains increased the trucks rate of physical use, ensuring the continuity of methodologies of overburden removal productively, and ensure a safe operation, since the chains prevent slippage and/or lateral slippage during cornering and maneuvers. The economic analysis also led to the conclusion that the use of chains is feasible, because the costs are recovered, and there is no excessive wear of the tires of the trucks, not decreasing their useful life. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Bauxita - Minas e mineração - Paragominas (PA) | pt_BR |
dc.subject | Caminhões - Equipamentos e acessórios | pt_BR |
dc.subject | Produtividade | pt_BR |
dc.subject | Análise econômica - Financeira | pt_BR |
dc.subject | Decapeamento | pt_BR |
dc.subject | Caminhão fora de estrada | pt_BR |
dc.title | Avaliação de blindagem com correntes em caminhões fora de estrada CAT 777 F/G da mina de bauxita da Mineração Paragominas S/A | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | NUNES, Manoel Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8036431988589590 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | PIMENTEL, Edil Neto | - |
dc.description.resumo | A lavra da bauxita, principal minério utilizado para produção de alumínio, é realizada através do método conhecido por Strip Mining ou lavra em tiras devido à morfologia das jazidas, que apresentam geralmente geometria tabular e encontram-se próximas à superfície. Para executar a lavra é necessário realizar previamente o decapeamento da área para expor o minério, e esta operação pode ser realizada por diferentes equipamentos de acordo com a altura da camada de estéril. Na Mineração Paragominas S/A (MPSA), empresa da Norsk Hydro, localizada no município de Paragominas – PA, a camada de estéril varia entre 2 e 20 metros de altura. O decapeamento então é realizado de três maneiras dependendo dessa altura: utilizando tratores de esteira CAT D11 com escarificador tridente acoplado (H ≤ 8m); utilizando trator CAT D11 com escarificador tridente acoplado mais escavadeira hidráulica para retirada do material remanescente (12m ≥ H > 8m); e utilizando o sistema escavadeira mais caminhão fora de estrada CAT 777F/G para rebaixo da camada de estéril, operação com trator D11 mais a escavadeira hidráulica (H > 13m). Os caminhões fora de estrada, que caracterizam-se por terem maior aderência e resistência para operar em condições desfavoráveis, são responsáveis por 15% de toda a movimentação de estéril da MPSA, garantindo melhores índices de rendimento operacional, além de continuidade e sincronismo do processo de decapeamento. Porém, na região da MPSA, os índices históricos de precipitação pluviométrica no período de dezembro a maio são bastante elevados, o que impacta diretamente o sistema de lavra e demais operações da mina. Diante dessa problemática, foram implantadas blindagens nos pneus traseiros externos dos caminhões fora de estrada CAT 777 F/G da Mineração Paragominas S/A, tracionando os mesmos, a fim de possibilitar a operação desses equipamentos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois as correntes aumentaram o índice de utilização física dos caminhões garantindo a continuidade das metodologias de decapeamento de forma produtiva, além de garantir a segurança da operação, já que as correntes impedem o deslizamento e/ou patinamento lateral nas curvas e manobras. A análise econômica também permitiu avaliar que a utilização das correntes é viável, pois os custos são recuperados, e não há desgaste excessivo dos pneus dos caminhões, não diminuindo sua vida útil. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MINAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FEMMA - Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Avaliação de blindagem com correntes.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons