Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBERTULINO, Quélvia Souza Tavares-
dc.date.accessioned2019-05-13T14:01:28Z-
dc.date.available2019-05-13T14:01:28Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBERTULINO, Quélvia Souza Tavares. Criações lexicais (neologismos) em ambiente escolar. 2010. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2010. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/512>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/512-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectNeologismospt_BR
dc.subjectLíngua Maternapt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.titleCriações lexicais (neologismos) em ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Eliane Pereira Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6059414959775854pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa vinculada ao projeto Interferências do oral no texto escrito em ambiente escolar coordenado pela Profª. Drª. Eliane Machado. Neste subprojeto, discute-se a criação lexical em textos escritos de alunos de uma escola pública da cidade de Marabá-Pará. Através de registros de aulas (anotações e gravações) buscamos verificar o que propicia o surgimento deste fenômeno lingüístico por parte dos alunos e qual é a intervenção didática do professor perante estas ocorrências. De acordo com Alves (2007; 5) “...O acervo lexical de todas as línguas vivas se renova...” e é por acreditar em tal renovação que partimos da hipótese que este fenômeno surge da necessidade de um termo adequado para cada ocasião e da reflexão feita pelo falante sobre a gramática da língua que Halliday (in FLÔRES 2004;p.113) caracteriza como “...o léxico de uma língua em contraste com sua gramática...” Assim, neste trabalho apresentaremos algumas ocorrências de neologismos em textos escritos dos alunos da escola pesquisada. Vale ressaltar que neste consideramos como neologismos toda e qualquer inovação lexical de nosso sistema lingüístico mesmo que esta inovação parta do empréstimo léxico de outro sistema.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Criações Lexicais (neologismos).pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI