Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/514
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Elizabete Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T14:01:54Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T14:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elizabete Ribeiro. Elementos da textualidade em produções do 1º ano fundamental: uma proposta de atividade através da interação. 2012. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2012. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/514>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/514 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Língua Materna - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Elementos da textualidade em produções do 1º ano fundamental: uma proposta de atividade através da interação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Paulo da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0045627183937041 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta os conceitos de Texto, Sujeito e Língua, à luz dos Estudos Linguísticos, aplicados através de uma prática escolar contextualizada no Ensino de Língua Materna, e a análise de elementos da textualidade em textos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Um panorama das mudanças no pensamento relativo ao ensino de Língua Materna nos últimos anos ajuda a entender os métodos de ensino aplicados na atualidade, principalmente no que se refere à produção escrita. O objetivo geral do trabalho é apresentar uma experiência, na qual a produção de textual, quando trabalhada de forma criativa, sistematizada e com acompanhamento do educador, pode trazer excelentes resultados para os discentes e também para o docente. Como será mostrado, fatores externos como as experiências de vida dos alunos, as condições nas quais os mesmo têm aulas, assim como o apoio e incentivo dos pais e dos educadores, têm um peso muito grande durante a produção do material. A experiência busca mostrar que essas influências podem interferir no resultado final que se espera, entretanto a análise das produções coletadas demonstra que há um avanço significativo na qualidade dos textos, e mais do que isso, na interação entre alunos e professor e na capacidade de produção de cada aluno, externado que a proposta é viável. O corpus foi formado durante experiências práticas em sala de aula de dois estabelecimentos de ensino, um da rede particular e outro da rede pública. Os ambientes de produção, bem como uma análise dos produtores são apresentados, pois aqui se acredita que esses fatores interferem diretamente na qualidade da produção textual. A análise do corpus levou em consideração todos os Fatores da Textualidade, apresentados detalhadamente, mas foram tomados como base para a avaliação das produções três fatores: Coerência, Coesão e Informatividade dos textos e as falhas na realização de quatro requisitos: Continuidade, Progressão, Não-contradição e Articulação. Durante a coleta dos dados a forma com que as atividades foram propostas foi tratada com cuidados, tomando por base o gênero Instruções, que também é apresentado, pois a forma como determinada atividade é solicitada pelo educador e compreendida pelo aluno também interfere na qualidade da produção textual. São apresentadas duas análises: uma Qualitativa - que aborda os critérios propostos através de avaliação detalhada das produções, já a outra é a análise Quantitativa – não menos importante, mas que traz um panorama geral dos resultados obtidos após a avaliação. As teorias de estudiosos como Coracini (1995), Costa Val (2006), Koch (2006), Antônio Gil Neto (1993) e Travaglia (2003), dentre outros, foram tomadas como base para o desenvolvimento da pesquisa de campo e da análise de dados. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Elementos da textualidade em produções.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons