Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Como o ensino de física e astronomia são influenciados pela ciência e tecnologia |
Autor(es): | SOUZA, Flavia Machado de |
Primeiro Orientador: | CHAGAS, Maria Liduína das |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SOUZA, Flavia Machado de. Percepção dos alunos do ensino fundamental e médio das escolas de Monte Alegre sobre Ciência e Tecnologia: implicações para o ensino de Física e Astronomia. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho está dividido em duas partes, no primeiro momento realizamos uma revisão da literatura sobre o ensino de Física e o ensino de Astronomia para revelar a mutua relação entre as mesmas e suas interfaces com a ciência e a tecnologia. Nosso objetivo ´e velicar se a Astronomia tem sido usada como um meio efetivo para estimular o interesse dos alunos pela Física. No segundo momento realizamos uma pesquisa para velicar a percepção que os alunos do ensino fundamental e médio das escolas do Município de Monte Alegre tem sobre ciência e tecnologia e como eles relacionam essas áreas com a Física e a Astronomia. Para o desenvolvimento da pesquisa aplicamos um questionário, com 22 perguntas, a 41 alunos, dos quais 24 cursam o 9◦ ano do ensino fundamental e 17 cursam o 3◦ ano do ensino médio. Logo após o questionário realizamos uma aula sobre os avanços da ciência, para falar da importância da ciência e da tecnologia na nossa vida, sobre principais desenvolvimentos ocorridos devido a Física, e ainda, como os avanços tecnológicos nos permitem ampliar conhecimentos no campo da Astronomia. Da análise desses instrumentos, verificamos que o ensino na região de Monte Alegre ´e for temente pautado no tradicionalismo e ignora o conteúdo de Astronomia parcialmente tanto no ensino fundamental e totalmente no ensino médio. Afirmamos de acordo com os relatos dos próprios alunos em algumas perguntas do questionário e dos professores que dizem não haver “tempo” para ministrar todo conteúdo programático. Verifica-se ainda, a visão pessimista e/ou repudio dos alunos em relação a` Física por conta da forma matematizada como a conhecem e a visão instrumentalista de perceber ciência e tecnologia. A aula proporcionou debates interessantes e concluímos que a inclusão da astronomia e a abordagem de C&T trans. mais didáticos, viáveis e frutíferos para o ensino de Física. |
Abstract: | This work is divided into two parts, in the first moment we realized a literature review on teaching of Physics and Astronomy to reveal the mutual relationship between them and their interfaces with science and technology. Our goal is to ascertain whether Astronomy has been used as an effective means to stimulate students’ interest in Physics. In a second moment, we carried out a research to verify the perception that the students of the primary and secondary schools of Monte Alegre have on science and technology and how they relate these areas with the Physics and the Astronomy. For the development of the research, we applied a questionnaire with 22 questions to 41 students, of which 24 attend 9◦ years of elementary school and 17 study 3◦ years of high school. Soon after the questionnaire, we held a lecture about the advances of science, to talk about the importance of science and technology in our life, and the main developments occurred due to physics, and, as technological advances allow us to expand knowledge in Astronomy the field. From the analysis of these instruments, we verified that the teaching in the Monte Alegre region is heavily based on traditionalism and ignores the content of Astronomy in both ele mentary and high school. We affirm according to reports of the students themselves in some questions of the questionnaire and from speaks of professors that say there is not “time” to minister all programmatic content. We also see the pessimistic view and/or repudiation of students in relation to Physics because of the mathematical form, as they know it and the ins trumentalist view of perceiving science and technology. The class provided interesting debates and we conclude that the inclusion of astronomy and C&T approach leads to more didactic, viable and fruitful purposes for teaching physics. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
Palavras-chave: | Ensino de FÍsica Ensino de Astronomia Ciências físicas Inovações tecnológicas |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FAFIS - Faculdade de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Percepção dos alunos do ensino fundamental.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons