Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJESUS, Sayena Mirelle Santos de-
dc.date.accessioned2019-05-14T16:36:24Z-
dc.date.available2019-05-14T16:36:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationJESUS, Sayena Mirelle Santos de. As concepções dos estudantes das séries finais do ensino fundamental sobre o sistema solar. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/559>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/559-
dc.description.abstractThis research has as main focus to verify the conception of the students of the final series, 6th to 9th year, of elementary school regarding the Solar System. The present work was ba sed mainly on the assumptions of S´ergio Mascarello Bisch (1998); Salvador Nogueira (2009); Baldwin (1992). Our study was developed from the application of a questionnaire, with 16 pre defined questions on the subject, applied in two times to 50 students, being 24 students from the 8th grade and 26 students from the 9th grade from the public school, S˜ao Diogo, located in Monte Alegre, in the state of Para´. After analyzing the data obtained, we concluded that several students did not have basic knowledge about the Solar System. However, we noticed a strong interest of these students in the Astronomy, reinforcing our suggestion that this area can contribute to the teaching of Sciences and other disciplines.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectSistema solarpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleAs concepções dos estudantes das séries finais do ensino fundamental sobre o sistema solarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CHAGAS, Maria Liduína das-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3505845652843695pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco central verificar a concep¸ca˜o dos alunos das s´eries finais do ensino fundamental, 6◦ ao 9◦ ano, a respeito do Sistema Solar. O presente trabalho foi baseado, principalmente nos pressupostos de S´ergio Mascarello Bisch (1998); Salvador Nogueira (2009); Baldwin (1992). Nosso estudo se desenvolveu a partir da aplica¸c˜ao de um question´ario, com 16 perguntas pr´e-definidas sobre o tema, aplicado, em dois momentos, a 50 alunos, sendo 24 alunos do 8◦ ano e 26 alunos do 9◦ ano, da escola pu´blica, Sa˜o Diogo, situada no munic´ıpio Monte Alegre, no estado do Para´. Apo´s a an´alise dos dados obtidos, conclu´ımos que va´rios alunos n˜ao tinham conhecimentos ba´sicos sobre o Sistema Solar. Entretanto, percebemos um forte interesse destes alunos pela ´area de Astronomia, refor¸cando nossa sugesta˜o de que esta a´rea pode contribuir para o ensino de Ciˆencias e outras disciplinas.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:FAFIS - Faculdade de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_As concepções dos estudantes.pdf5,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI