Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/568
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de Física Moderna no Ensino Médio: formação em foco |
Autor(es): | MATOS, Arnaldo Gonçalves de |
Primeiro Orientador: | FERREIRA, Fernanda Carla Lima |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | MATOS, Arnaldo Gonçalves de. Ensino de Física Moderna no Ensino Médio: formação em foco. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2016. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/568>. Acesso em: |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores que impedem que o conteúdo de física moderna não seja ministrado no ensino médio, na realização deste trabalho foram utilizados artigos e livros que mencionassem a física moderna e a formação de professores como fonte de conhecimento vinculado ao meio social e tecnológico, a escolha dos professores para a realização da pesquisa foi pela atuação no 3º ano do ensino médio em uma escola pública estadual do município de Uruará. Para saber mais sobre a formação do professor educador ou pesquisador, utilizou-se as grades curriculares e ementas dos cursos de matemática, biologia, química, e física da Unifesspa e dos cursos de matemática e ciências naturais da UEPA. Os docentes da escola Estadual Melvin Jones no município de Uruará, no estado do Pará, que atuam com a disciplina de física possuem na sua maioria a formação em licenciatura em matemática, já que dos cinco professores 80% possui a formação não direcionada para a disciplina específica. Quando se trata do trabalho dos profissionais com a formação matemática na disciplina de física no 3º ano do ensino médio que está contido o assunto de física moderna, observou-se uma carga horária insuficiente para exercer tal função, já que ao examinar o curso de matemática da Unifesspa foi possível observar que possui somente 136 horas da disciplina de física na grade curricular e o mínimo seria de 160 horas para atuar fora da disciplina especifica, e, considerando a carência de licenciados em física, o biólogo e o químico seriam uns dos profissionais que ministrariam os conteúdos de física no ensino médio, se houvesse uma reformulação no currículo como é a proposta do ministério da educação a qual anuncia que as disciplinas se agrupem por áreas do conhecimento, e neste caso, ciências naturais. A biologia que não possui carga horária de física na sua grade curricular tornaria o ensino de física moderna negligenciado, haja vista a ementa do curso de biologia e química não possuírem no seu currículo física moderna. Observou-se que de fato os conteúdos de física moderna estão sendo excluídos da prática docente no ensino médio, e consequentemente distanciando os alunos da vivência tecnológica e social. Sugere-se que o órgão gestor do ensino médio faça cursos de capacitação na área de física, mais precisamente nos conteúdos relacionados a física moderna, pois tais assuntos não são contemplados na grade curricular dos professores que estão lecionando no terceiro ano do ensino médio que possuem graduação em matemática. O ensino de física moderna é imprescindível para uma sociedade que convive constantemente com os avanços tecnológicos, e, portanto, unir a física com outras disciplinas seria diminuir consequentemente o número de aulas no ensino médio de física geral e física moderna, e desta forma impossibilitar a inserção dos conteúdos de forma qualitativa para os discentes que precisam entender o que acontece no seu cotidiano e na natureza como um todo. |
Abstract: | The purpose of this study is to analyze the factors that prevent modern physic's content to be taught in high school. In this work were used articles and books that mention modern physics and the teacher training as a source of knowledge linked to the social and technological environment, the choice of teachers for the research was through of the performance in the 3rd year of high school in a public school in the city of Uruará. To learn more about the formation of the educator or researcher teacher, were used the curricula and menus of the courses of mathematics, biology, chemistry, and physics of Unifesspa and of the courses of math and natural sciences of UEPA. Teachers of the Melvin Jones public School who works with physical's discipline has mostly training in mathematics, since that of five professors 80% have training not directed to the specific discipline. When it comes to the work of mathematical in physic's discipline in the 3rd year of high school that is contained the subject of modern physics, it is observed an hourly charge insufficient to perform such a function, as when examining the mathematic's course of Unifesspa Could note that only has 136 hours of physical discipline in the curriculum and the minimum would be 160 hours to act out of discipline specific, and considering the lack of graduates in physics, biologist and the chemical would be one of the professionals who should minister the physics content in high school, if there was a reformulation of the curriculum as is the education ministry's proposal which announces that the disciplines have to be grouped by areas of knowledge, and in this case, naturals science. Biology that does not have physical workload in their curriculum become the modern physical education neglected, given the menu of course biology and chemistry do not have in their modern physics curriculum. It was observed that in fact the modern physics content are excluded from teaching practice in high school, and thus distancing students of technological and social life. It is suggested that the high school governing body make training courses in physics, more precisely in the content related to modern physics, as such matters are not included in the curriculum of teachers who are teaching in the third year of high school who have math graduation. The modern physics education is essential for a society that constantly coexists with technological advances, and therefore unite physics with other disciplines would reduce the number of classes in high school of general physics and modern physics, and thus would make impossible to integration of qualitatively content for students who need to understand what happens in their daily life and nature as a whole. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/568 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
Palavras-chave: | Formação docente Física moderna Física (Ensino Médio) - Estudo e ensino Professores - Formação Aprendizado de física |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FAFIS - Faculdade de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ensino de Física Moderna.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons