Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/577
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Henrique Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T22:52:07Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T22:52:07Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Henrique Silva de. A disciplina de Física no ensino fundamental: uma prática pedagógica necessária. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/577>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/577 | - |
dc.description.abstract | The teaching of sciences is of great importance for the initial knowledge of elementary school students, because in this way the subject acquires the knowledge of physics, being seen as content of sciences in classes of the initial and final years of elementary school. In this way, a bibliographical survey was carried out in order to identify the Brazilian school scene and the marked presence of the traditional pedagogical approach, which contributed to the teaching of sciences as a process of transmission of scientific truths, with no possibility of Discussions about the contradictions and ideological positions in the process of scientific production. With the emergence of the new school new thoughts are born, like the valuation of the student's participation in order to favor a meaningful learning, so that the contents seen as informative gave place to the formative contents. The present work aims at teaching science according to the didactic guidelines suggested in the National Curricular Parameters of Natural Sciences (MEC, 1997). The analysis indicated indicates the possible praxis in science teaching, and it is possible and rewarding to act according to the teaching guidelines of the NCP. This work was developed according to the view of Brazil (1997), Moreira (1999) and Moreira (1983). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Física no ensino médio | pt_BR |
dc.title | A disciplina de Física no ensino fundamental: uma prática pedagógica necessária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Fernanda Carla Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4052375344321601 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de ciências é de grande importância para o conhecimento inicial dos alunos do ensino fundamental, pois assim, o aluno vai adquirindo conhecimentos sobre física, sendo visto como conteúdo de ciências em turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico com o intuito de identificar o cenário escolar brasileiro e a presença marcante da abordagem pedagógica tradicional, destacando a importância de se trabalhar a disciplina de física em todas as séries do ensino fundamental, mesmo que como integrante das ciências naturais até o 8º ano, e como disciplina isolada no 9º ano, a qual contribuiu para que o ensino de ciências fosse visto como um processo de transmissão de verdades científicas, não havendo possibilidade de discussões sobre as contradições e os posicionamentos ideológicos existentes no processo de produção científica. Com o surgimento da escola nova nascem novos pensamentos, como a valorização da participação do aluno a fim de favorecer uma aprendizagem significativa, de forma que os conteúdos vistos como informativos deram lugar aos conteúdos formativos. A análise realizada indicou a práxis possível no ensino de ciências, sendo possível e gratificante atuar de acordo com as orientações didáticas das Parâmetros curriculares Nacionais (PCN). Este trabalho foi desenvolvido de acordo com a visão de Brasil (1997), e nas publicações de Marco Antônio Moreira 1983 e 1999. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAFIS - Faculdade de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A disciplina de Física no ensino fundamental.pdf | 493,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons