Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOREIRA, Luiz Carlos Damasceno-
dc.date.accessioned2019-05-16T12:50:48Z-
dc.date.available2019-05-16T12:50:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMOREIRA, Luiz Carlos Damasceno. O uso de simulações computacionais como ferramenta facilitadora do aprendizado dos tópicos de física moderna no ensino médio. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/584>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/584-
dc.description.abstractStudies show that the use of information and communication Technologies contributes to the educational practice at any level of education. However, it requires changes in teachers' working methods, generating changes in the functioning of institutions and the education system. A technology information and educational communication must involve some kind of material object that is part of the educational practice on the teaching process with some kind of relationship between teacher-technology and technology-student. In our work we aim to investigate a didactic intervention as a computer simulation can help the teaching of modern physics content in high school. Among the contents of Modern Physics to be addressed in high school, the Discovery of the photoelectric effect is shown a major Miles tone in the history of Science because of the great conceptual impact on the physics and especial technological. Therefore, this paper aims to present an educational proposal, based on the combination of two practical activities (experimental and computer simulation) that rescue all the historical context of the construction of this knowledge and that allows to address this phenomenon as a whole, as well as discuss the theoretical, philosophical and technological implications of this Discovery.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.titleO uso de simulações computacionais como ferramenta facilitadora do aprendizado dos tópicos de física moderna no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1GESTER, Rodrigo do Monte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0127721236383946pt_BR
dc.description.resumoEstudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui para a prática educativa em qualquer nível de ensino. No entanto, ela impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte da práxis educativa relativa ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professor-tecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar numa intervenção didática como uma simulação computacional pode ajudar o ensino de um conteúdo de física moderna no ensino médio. Dentre os conteúdos de Física Moderna a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes a essa descoberta.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:FAGEO - Faculdade de Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_O uso de simulações computacionais.pdf967,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI