Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/588
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de material didático para ensino de estática com HTML5, CSS e Javascript
Autor(es): OLIVEIRA, Andressa Cruz de
Primeiro Orientador: MARTINS, Tiago Carvalho
Data do documento: 2017
Citação: OLIVEIRA, Andressa Cruz de. Desenvolvimento de material didático para ensino de estática com HTML5, CSS e Javascript. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/588>. Acesso em:
Resumo: Atualmente a internet constitui-se em uma fonte inesgotável de informação, disponibilizandoumaquantidadeenormedetecnologiasquenãopodemserignoradas pelo professor, o qual pode utilizar esses recursos em favor do ensino, em vez de demonizá-los. O HTML5 (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) possui um grande potencial como uma tecnologia a ser utilizada no ensino, tanto que iniciativas que gozam de grande prestígio junto aos educadores, como o projeto PHET (https://phet.colorado.edu/), faz uso massivo dessa tecnologia. Um arquivo em HTML5possuiagrandequalidadedepoderserexecutadoemumagrandediversidade de dispositivos, de celulares à Desktops com qualquer sistema operacional, sem a necessidade de instalar programas, uma vez que requerem apenas a presença de navegadores web, os quais costumam estar previamente instalados em qualquer sistema operacional. Outra vantagem do HTML5 é a possibilidade de formatação com o CSS, que possui uma quantidade inesgotável de recursos para realizar a formataçãodapartegráficadapáginaeletrônica, permitindoaelaboraçãoderecursos sofisticados, com relativa facilidade de implementação. Ainda uma vantagem do HTML5 é a possibilidade de uso de lógica de programação através do Javascript, ampliando muito as possibilidades para o desenvolvimento de novos recursos interativos. O objetivo geral desse trabalho é o desenvolvimento de material didático para ensino de física com HTML5, CSS E JAVASCRIPT. Esse material deverá servir de apoio para o ensino da disciplina de estática para o ensino médio.
Abstract: Today the Internet is an inexhaustible source of information, providing a huge amount of technologies that can not be ignored by the teacher, who can use these resources for teaching instead of demonizing them. HTML5 has great potential as a technology for physics instruction, such as the PHET project (https://phet.colorado.edu/), witch makes use of this technology. An HTML5 file has the great quality of be able to run on a wide variety of devices, from cell phones to Desktops with any operational system, without the need to install programs. Another advantage of HTML5 is the possibility of formatting with CSS, which has an inexhaustible amount of resources to perform the graphic formatting of the electronic page, allowing the elaboration of sophisticated resources, with relative ease of implementation. Still an advantage of HTML5 is the possibility of using programming logic through Javascript, greatly expanding the possibilities for development of new interactive features. The general objective of this work is the development of didactic material for physics instruction with HTML5, CSS AND JAVASCRIPT. This material should support the teaching of the discipline of static for high school.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/588
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Palavras-chave: Física – Estudos e ensino
Física (Ensino Médio)
Ensino auxiliado por computador
Pratica de ensino
Javascript
HTML5
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FAGEO - Faculdade de Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Desenvolvimento de material didático.pdf703,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI