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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Claudia Vanessa Brioso-
dc.date.accessioned2019-05-28T18:58:45Z-
dc.date.available2019-05-28T18:58:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudia Vanessa Brioso. Ditadura militar e educação moral e cívica no Estado do Pará: os impactos das reformas educacionais no ensino de história na cidade de Xinguara/Pa (1971-1985). 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/659-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectHistória - Xinguara (PA)pt_BR
dc.subjecteducação moral e cívicapt_BR
dc.titleDitadura militar e educação moral e cívica no Estado do Pará: os impactos das reformas educacionais no ensino de história na cidade de Xinguara/Pa (1971-1985)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Lucilvana Ferreira-
dc.description.resumoO presente texto tem como objetivo analisar os impactos da reforma educacional de 1971 no estado do Pará, mais especificamente na cidade de Xinguara no contexto de 1977-1985. A reforma educacional de 1971 entrou em vigor pelo Decreto-lei n° 5.692, causando enormes mudanças no currículo escolar de todo o Brasil, com a inserção da lei que foi sancionada no governo de Emílio Garrastazu Médici e da inclusão da disciplina Educação Moral e Cívica para todos os níveis escolares Decreto-lei n°869/69. Com estas mudanças o Ensino de História sofreu grandes impactos, reduziu-se a sua carga horária, transformando as disciplinas de História e Geografia em uma só, a disciplina Estudos Sociais, logo, podemos perceber que os Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica eram trabalhadas em conjunto, retirando sua criatividade e descaracterizando a disciplina enquanto conhecimento histórico. A disciplina Educação Moral e Cívica, por sua vez destacou-se como forma de doutrinar e disciplinar os alunos a serem cidadãos de bens, portanto, cria-se uma disciplina que é voltada para atingir os interesses voltados para o governo vigente: a constituição de uma sociedade destituída de pensamento critico politica e socialmente e formação de uma grande identidade nacional caracterizada nos discursos nacionalistas vigentes nas aulas de Estudo Sociais, nos diários escolares , nos materiais didáticos, nos regulamentos de ensino, etc, que circulam no País neste momento, e que serão analisados neste texto no que se refere ao Estado do Pará e a cidade de Xinguara.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Curso de História

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