Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Claudia Vanessa Brioso | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T18:58:45Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T18:58:45Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Claudia Vanessa Brioso. Ditadura militar e educação moral e cívica no Estado do Pará: os impactos das reformas educacionais no ensino de história na cidade de Xinguara/Pa (1971-1985). 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/659 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | História - Xinguara (PA) | pt_BR |
dc.subject | educação moral e cívica | pt_BR |
dc.title | Ditadura militar e educação moral e cívica no Estado do Pará: os impactos das reformas educacionais no ensino de história na cidade de Xinguara/Pa (1971-1985) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BARROS, Lucilvana Ferreira | - |
dc.description.resumo | O presente texto tem como objetivo analisar os impactos da reforma educacional de 1971 no estado do Pará, mais especificamente na cidade de Xinguara no contexto de 1977-1985. A reforma educacional de 1971 entrou em vigor pelo Decreto-lei n° 5.692, causando enormes mudanças no currículo escolar de todo o Brasil, com a inserção da lei que foi sancionada no governo de Emílio Garrastazu Médici e da inclusão da disciplina Educação Moral e Cívica para todos os níveis escolares Decreto-lei n°869/69. Com estas mudanças o Ensino de História sofreu grandes impactos, reduziu-se a sua carga horária, transformando as disciplinas de História e Geografia em uma só, a disciplina Estudos Sociais, logo, podemos perceber que os Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica eram trabalhadas em conjunto, retirando sua criatividade e descaracterizando a disciplina enquanto conhecimento histórico. A disciplina Educação Moral e Cívica, por sua vez destacou-se como forma de doutrinar e disciplinar os alunos a serem cidadãos de bens, portanto, cria-se uma disciplina que é voltada para atingir os interesses voltados para o governo vigente: a constituição de uma sociedade destituída de pensamento critico politica e socialmente e formação de uma grande identidade nacional caracterizada nos discursos nacionalistas vigentes nas aulas de Estudo Sociais, nos diários escolares , nos materiais didáticos, nos regulamentos de ensino, etc, que circulam no País neste momento, e que serão analisados neste texto no que se refere ao Estado do Pará e a cidade de Xinguara. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ditadura militar e educação moral.pdf | 12,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons