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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Diogo Silva-
dc.date.accessioned2019-05-28T20:11:20Z-
dc.date.available2019-05-28T20:11:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Diogo Silva. A invenção da capital do boi gordo: discursos, imagens e recepção de uma pretensa identidade xinguarense. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/666-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHistória cultural - Xinguara (PA)pt_BR
dc.subjectBoi - Aspectos econômicos e políticospt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleA invenção da capital do boi gordo: discursos, imagens e recepção de uma pretensa identidade xinguarensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Roberg Januário dos-
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar o discurso identitário acerca da cidade de Xinguara, como “Capital do Boi Gordo”, perscrutando a produção, circulação e recepção de enunciados e imagens construtores desta pretensa identidade xinguarense. O trabalho orienta-se no sentido de perceber este discurso identitário como uma invenção recente protagonizada na interconexão de setores das elites agropecuárias e políticas de Xinguara. Metodologicamente este trabalho analisa um conjunto variado de fontes, a exemplo de relatos orais, imagens, textos oriundos de revistas e jornais, documentos do legislativo municipal de Xinguara, entre outros. Destas fontes são “extraídas” as representações que constroem ou contestam a “Capital do Boi Gordo”, pois esta última pode ser entendida, na esteira do pensamento de Chartier (2011, p. 20) como uma representação que traduz “as práticas e os signos que visam a fazer reconhecer uma identidade social, a exibir uma maneira própria de ser no mundo, a significar simbolicamente um status, uma categoria social, um poder”. Ou seja, o boi e sua imagem em Xinguara são projetados como significado da cidade, como identificação do local. As análises demonstram que as estratégias elaboradas para a invenção da “Capital do Boi Gordo” são apropriadas de vários modos pela população local, o que implica pensar nas várias visões sobre esta pretensa identidade, ponto pelo qual se ocupa esse trabalho, pois problematiza a construção de uma narrativa(s) cultural com fins econômicos e políticos.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Curso de História

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