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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Mairli Souza-
dc.date.accessioned2019-07-01T16:39:40Z-
dc.date.available2019-07-01T16:39:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Mairli Souza. O processo de formulação e formação de estratégias em microempresas do comércio varejista de confecções e calçados no município de Rondon do Pará (PA). 89 f. Campus Universitário de Rondon do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Bacharel em Administração, Rondon do Pará, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/169>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/773-
dc.description.abstractStrategy is a feature present in any organization, regardless of its size. And these strategies can be conceived in an emergent (formed) way, given the modifications of the environment and the adaptations that the company makes, or deliberately (formulated), through formalized, documented and long-term planning. The objective of this study was to identify the process of strategy creation in microenterprises of the retail trade in apparel and footwear in the municipality of Rondon do Pará, based on the concepts of emergent and deliberate strategy. In order to do so, it was used the perception of five managers ofmicroenterprises in order to analyze how the problem is developed in companies. It is a descriptive study, with a qualitative approach, involving multiple cases. The case units encompass five micro-enterprises in the retail trade of clothing and footwear that are on the market with a time greater than three years. For the data collection, semi-structured interviews with the managers and documentary analysis of the cases were performed. Firstly, a description of the companies was made, followed by an analysis of the interviewees' statements, relating them to the theoretical contributions. The results of the research showed that entrepreneurs have a descriptive-reactive profile, according to the Strategic Thinking Schools, that there is no formal planning of activities and consequently there is no strategic planning and, finally, that companies conceive their strategies in an emergent, with little deliberalism, following the intuition of the manager, and lack of control in the performance of the company.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectEstratégia deliberadapt_BR
dc.subjectEstratégia emergentept_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleO processo de formulação e formação de estratégias em microempresas do comércio varejista de confecções e calçados no município de Rondon do Pará (PA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Rogério Ruas-
dc.description.resumoA estratégia é um recurso presente em qualquer organização, independente do seu porte. E essas estratégias podem ser concebidas de maneira emergente(formadas), dado as modificações do ambiente e as adaptações que a empresa faz, ou de forma deliberada(formuladas), por meio do planejamento formalizado, documentado e de longo prazo. Desse modo, este trabalho teve por objetivo identificar como ocorre o processo de criação de estratégias em microempresas do comércio varejista de confecções e calçados no município de Rondon do Pará, com base nos conceitos de estratégia emergente e deliberada.Para tanto, recorreu-se a percepção de cinco gestores de microempresas com intuito de analisar como a problemática se desenvolve nas empresas. É um estudo de cunho descritivo, com abordagem qualitativa, e que envolve múltiplos casos. As unidades casos englobam cinco microempresasdo comércio varejista de confecções e calçadosque estão no mercadocom tempo superior a três anos. Para a coleta dos dados foi realizada entrevistas semiestruturadas com os gestores e análise documental das unidades casos. Primeiramente foi feito a descrição das empresas, e em seguida análises das falas dos entrevistados, relacionando-as comas contribuições teóricas. Os resultados da pesquisa mostraram que os empreendedores possuem um perfil descritivo-reativo, segundo as Escolas do Pensamento estratégico, que não há planejamento formal das atividades e por consequência não há planejamento estratégico e por fim, que as empresas concebem suas estratégias de maneira emergente, com pouco deliberalismo, seguindo a intuição do gestor, e com falta de controle no desempenho da empresa.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração

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