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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/804
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gêneros orais e escritos que emergem na educação indígena e educação escolar indígena: um olhar sobre os saberes e fazeres docentes da escola Tatakti Kyikatêjê |
Autor(es): | PAIXÃO, Adson Paulo Monteiro da |
Primeiro Orientador: | BRITO, Áustria Rodrigues |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | PAIXÃO, Adson Paulo Monteiro da. Gêneros orais e escritos que emergem na educação indígena e educação escolar indígena: um olhar sobre os saberes e fazeres docentes da escola Tatakti Kyikatêjê. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/804>. Acesso em: |
Resumo: | Até a Constituição Federal de 1988, a oferta da educação para os povos indígenas era voltada para supressão dos seus saberes tradicionais. Depois da promulgação da Carta Magna e seus dispositivos 231 e 232, que reconheceram os povos indígenas nas suas diferenças culturais assim como possuidores de sistemas próprios de ensino-aprendizagem e principais detentores do usufruto de suas terras, houveram outros documentos oficiais como a Lei de Diretrizes Bases da Educação que orientavam a necessidade de uma educação na perspectiva intercultural, adequando-se às demandas da sociedade envolvente, sem desvincular-se de suas realidades locais. Contudo, sabe-se que o discurso legal não necessariamente pode refletir a realidade cultural das práticas pedagógicas nas escolas das comunidades. Nessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo geral, nas observações das práticas pedagógicas dos professores indígenas e não indígenas da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio (EEIEFM) Tatakti Kyikatêjê, localizada no quilômetro 25, BR 222, pertencente ao município Bom Jesus de Tocantins-PA, analisar os gêneros orais e escritos, a fim de verificar se estão de acordo com os saberes tradicionais veiculados no seio da comunidade. Em primeiro momento, buscou-se compreender a educação indígena e a escolar indígena como complementares num contínuo diálogo dos letramentos indígenas e não indígenas; em segundo momento, perceber a importância dos letramentos sociais, em especial os letramentos locais, para o fortalecimento da identidade cultural do povo Kyikatêjê; por último, verificar quais fazeres e saberes dos professores estão a serviço da educação escolar em contexto intercultural. No que se refere ao percurso metodológico, a priori, é de natureza bibliográfica, respaldada em Street (2014) com vistas a promover uma ruptura na concepção de letramento unidirecional que reifica um modelo pronto e acabado; nesse sentido, corroboram autores como Marcuschi (2010), Rojo (2009), Brito (2011), D’ Angelis (2008) dentre outros que fornecem base para uma aplicação prática de gênero em contexto intercultural na valorização dos saberes locais; ademais, por meio da pesquisa de campo na comunidade visou-se identificar os gêneros orais e escritos emergidos a partir das manifestações culturais no cotidiano da comunidade. Diante disso, percebe-se que já há um trabalho com gêneros dentro de uma perspectiva dos projetos desenvolvido pelos professores indígena e não indígenas. Analisamos, nessa oportunidade, textos contidos nos livros didáticos Caça e Pesca Poéticas e HQ Poética produzidos pelo prof. MSc. Clebson Peixoto; e as narrativas dos professores notórios saberes (velhos), contidos no DVD/ vídeo dos letramentos indígenas, produzidos pelos pesquisadores que atuam na comunidade Kyikatêjê. A pesquisa, deste modo, mostra-se relevante porque pode comprovar na prática se os parâmetros legais norteiam a educação escolar indígena nas comunidades ou se somente mascaram uma nova perspectiva assentada em velhas bases de processo de colonização. |
Abstract: | Until the Federal Constitution of 1988, the offer of education for indigenous peoples was aimed at the suppression of their traditional knowledge. Following the promulgation of the Magna Carta and its provisions 231 and 232, which recognized indigenous peoples in their cultural differences as well as possessing their own teaching-learning systems and key holders of their land, there were other official documents such as the Guidelines Act. Bases of Education that guided the need for education in an intercultural perspective, adapting to the demands of the surrounding society, without detaching themselves from their local realities. However, it is known that legal discourse may not necessarily reflect the cultural reality of pedagogical practices in community schools. of indigenous and non-indigenous teachers of the Tatakti Kyikatêjê Indigenous State School of Elementary and High School (EEIEFM), located at kilometer 25, BR 222, belonging to Bom Jesus de Tocantins-PA, to analyze the oral and written genres in order to verify that they are in accordance with the traditional knowledge conveyed within the community. Firstly, we sought to understand indigenous education and indigenous education as complementary in a continuous dialogue of indigenous and non-indigenous literacy; secondly, to realize the importance of social literacy, especially local literacy, in strengthening the cultural identity of the Kyikatêjê people; Finally, to verify what teachers do and know-how are at the service of school education in an intercultural context. Regarding the methodological path, a priori, it is bibliographic in nature, supported by Street (2014) with a view to promoting a break in the conception of unidirectional literacy that reifies a ready and finished model; In this sense, corroborate authors such as Marcuschi (2010), Rojo (2009), Brito (2011), D 'Angelis (2008), among others who provide the basis for a practical application of gender in an intercultural context in valuing local knowledge; In addition, the field research in the community aimed to identify the oral and written genres emerged from the cultural manifestations in the daily life of the community. Given this, it is clear that there is already a work with genres within a perspective of projects developed by indigenous and non-indigenous teachers. On this occasion we analyzed texts contained in the textbooks Hunting and Fishing Poetics and Poetic Comics produced by prof. MSc. Clebson Peixoto; and the narratives of the notorious (old) teachers, contained in the DVD / video of indigenous literacies, produced by the researchers working in the Kyikatêjê community. The research thus proves to be relevant because it can prove in practice whether the legal parameters guide indigenous school education in the communities or only mask a new perspective based on old bases of the colonization process. Keywords: |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/804 |
Palavras-chave: | Índios - Educação Escolas indígenas Linguagem e línguas Comunicação oral Prática de ensino |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
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