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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIRA, Marcos Vinícius dos Santos-
dc.date.accessioned2019-08-26T12:49:35Z-
dc.date.available2019-08-26T12:49:35Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationLIRA, Marcos Vinícius dos Santos. Feira da agricultura familiar de Marabá aspectos econômicos e sociais. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de ciências agrárias, Marabá, 2008. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/833>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/833-
dc.description.abstractThe proposed study looked for to understand and to analyze the appearance of the Fair of the Family Agriculture of Marabá, evidencing the social and economical aspects involved in this commercialization process. Their main objectives went to know and to understand the appearance and the operation of the Fair of the Family Agriculture in Marabá, to verify the socioeconomic importance of the fair for the farmers and for the consumers and to identify the process of price formation and the appropriation of the true value that the farmer obtains with the sale of the product directly to the final consumer. The information were obtained through bibliographical research, interviews with people key, field research and informal conversation with and organizers of the fair and merchants. It was verified that the fair of the family agriculture appeared for the initiative of STR - Union of the Rural Workers of Marabá and of Copserviços - Cooperative of Services rendered, after they verify the need of commercialization of the farmers' of the establishment projects production. It was verified that the creation of the fair benefitted two segments of the society: the consumers, for they acquire products of good quality and cheaper than in the other fairs and the farmers that he/she obtains a higher income with the direct commercialization to the consumer, besides they establish changes of experiences with other farmers. The study also identified that, in spite of the farmer to sell their products at lower prices than in the other fairs, his/her mercantile appropriation is larger than in the other cases, position that it doesn't depend on middlemen for the commercialization.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAgricultura Familiarpt_BR
dc.subjectAssentamentos humanospt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectFeiras agropecuárias - Marabá (PA)pt_BR
dc.titleFeira da agricultura familiar de Marabá aspectos econômicos e sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MICHELOTTI, Fernando-
dc.description.resumoO estudo proposto buscou compreender e analisar o surgimento da Feira da Agricultura Familiar de Marabá, evidenciando os aspectos sociais e econômicos envolvidos neste processo de comercialização. Seus objetivos principais foram conhecer e compreender o surgimento e o funcionamento da Feira da Agricultura Familiar em Marabá, verificar a importância sócio—econômica da feira para os agricultores e para os consumidores e identificar o processo de formação de preço e a apropriação do valor real que o agricultor obtém com a venda do produto diretamente ao consumidor final. As informações foram obtidas através de pesquisa bibliográfica, entrevistas com pessoas chave, pesquisa de campo e conversa informal com e organizadores da feira e feirantes. Constatou—se que a feira da agricultura familiar surgiu pela iniciativa do STR — Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá e da Copserviços - Cooperativa de Prestação de Serviços, após verificarem a necessidade de comercialização da produção dos agricultores dos projetos de assentamento. Verificou-se que a criação da feira beneficiou dois segmentos da sociedade: os consumidores, por adquirirem produtos de boa qualidade e mais baratos que nas demais feiras e os agricultores que obtém uma renda mais elevada com a comercialização direta ao consumidor, além de estabelecerem trocas de experiências com outros agricultores. O estudo identificou também que, apesar do agricultor vender seus produtos a preços mais baixos do que nas outras feiras, sua apropriação mercantil é maior do que nos outros casos, posto que não depende de intermediários para a comercialização.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Agronomia

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