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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/845
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alunos com transtorno do espectro autista nas escolas públicas de Marabá/PA: o que pensam os familiares? |
Autor(es): | MOTA, Elanne Karla da Silva |
Primeiro Orientador: | COSTA, Walber Christiano Lima da |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | MOTA, Elanne Karla da Silva Alunos com transtorno do espectro autista nas escolas públicas de Marabá/PA: o que pensam os familiares?. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/845>. Acesso em: |
Resumo: | A parceria entre família e escola é primordial para detectar as dificuldades de aprendizagem que as crianças possam apresentar. Tratando-se de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é essencial que os familiares consigam dar a ajuda necessária que elas carecem no seu desenvolvimento escolar. Tendo em vista esta realidade, o presente trabalho tem como objetivo analisar as principais demandas dos familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista estudantes do ensino básico de uma escola pública da cidade de Marabá-PA. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa como sugere Teixeira (2005) e como técnica de pesquisa foi realizado o emprego do grupo focal (TRAD, 2009) para levantar as demandas dos familiares. Ressalta-se que a presente pesquisa teve como base o projeto de extensão da UNIFESSPA intitulado Apoio social aos familiares de alunos com deficiência na educação básica das escolas públicas da cidade de Marabá-PA. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Temático-Categorial sistematizada por Oliveira (2008). A análise apontou a formação de três grandes categorias: demandas envolvendo a família e o cuidado; demandas envolvendo o ambiente escolar e o cuidado; demandas envolvendo a assistência e o cuidado. Constata-se que falar da importância da família de crianças com TEA para o desenvolvimento das potencialidades da criança é uma temática pouco elucidada nos dias atuais, sendo que o suporte social a esses familiares é muito importante para diminuição da sobrecarga emocional em que eles se encontram e assim eles podem agir em prol da autonomia e desenvolvimento da criança. |
Abstract: | The association between family and school is primordial to detect the difficulties of apprenticeship that children can present. Treating children with Autism Spectrum Disorder (ASD) it is essential that Family be able to provide the necessary help that they need in school development. In this view of reality the present work has for puporse to analyze the main difficulties and demands for part of the family members of children with Autistic Spectrum Disorder students of a public elementary school in the city of Marabá-PA. The research had a qualitative approach, just how proposes Teixeira (2005) and as search technique was realized the use of focal group (TRAD, 2009) to rise the necessities and demands of family members. It is emphasized that present research has as inspiration the extension project of UNIFESSPA called Social support to family members of children with deficiency in the elementary school in the city of Marabá-PA. The data were analyzed by means of Analysis of ThematicCategorial Content systematized by Oliveira (2008). The analysis pointed to the formation of three big categories: demands involving family and the care; demands involving the school environment and the care, and demands involving the assistance and the care. Was verified that talk about the family importance of children with ASD for your potentiality development is a little elucidated thematic currently, being the social support to this families members very important for reducing the emotional overload that they find thyself and this way they can act for the autonomy and development of the child. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/845 |
Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista – Marabá (PA) Autismo Inclusão escolar Educação inclusiva Crianças autistas - Relações com a família. Crianças autistas |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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