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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Maria Monteiro de-
dc.date.accessioned2019-10-07T11:59:55Z-
dc.date.available2019-10-07T11:59:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Monteiro de. As condições de funcionamento das salas de recursos multifuncionais e do trabalho pedagógico do professor na oferta da educação especial. 2017. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/915>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/915-
dc.description.abstractConsidering the importance of services offer in Special Education to disabled students, Autistic Spectrum disorder, highly develop abilities/gifted to support their schooling inclusion process, this studying correlated these conditions with the type of pedagogic work offered by teachers of special education classrooms/SEC. From the question: What are the working conditions of the special education classrooms/SEC and the pedagogic work of the teacher in the special educational service/SES to support the schooling inclusion? We sought to know and analyze how and under what conditions this specific pedagogical service of support to the schooling inclusion works, considering the availability of resources and equipment and its decisive contribution to the fortification and effectiveness of the Special Education politic goals from the Inclusive Education perspective. The research has been developed within a qualitative approach and integrates the group of studies of the Group of Research in Special Education: Contexts of formation, policies and practices of inclusive education/CNPq/Unifesspa. We embraced as a data collection procedure: the use of a profile questionnaire, an interview script and a questionnaire to survey the special education classroom materials. A special education department coordinator of a Marabá‘s municipal school and seven teachers of SES participated of the studying. The participant observation was used as an instrument for data collection with SEC observation sessions. As a result of the study, we analyzed that the operating conditions of the SEC present qualities, equipment, furniture and resources, but that need to be complemented and replaced for the guarantee of accessibility. There is still a gap between what is envisaged in the policy guidelines and the actual functioning of the SECs and the development of the SES pedagogical work. There are challenges that SES teachers face that need to be overcome with compromising education systems. Collaborative work is essential and enriches SES beyond SEC space. We believe that this research contributes to the systematization of educational policies in line with the needs of students, teachers and managers in schools so that inclusive education can be achieved through the reorganization of the educational system, reviewing educational conceptions and paradigms in the sense of providing quality schooling for the students target public of the special education.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectDeficientes - Educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças superdotadaspt_BR
dc.titleAs condições de funcionamento das salas de recursos multifuncionais e do trabalho pedagógico do professor na oferta da educação especialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante-
dc.description.resumoConsiderando a importância da oferta de serviços em Educação Especial para o aluno com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação para apoiar seu processo de inclusão escolar, esse estudo correlacionou essas condições com o tipo de trabalho pedagógico ofertado por professoras de salas de recursos multifuncionais/SMR. Partiu-se do questionamento: Quais as condições de funcionamento das salas de recursos multifuncionais/SRM e do trabalho pedagógico do professor no desenvolvimento do atendimento educacional especializado/AEE para apoiar a inclusão escolar? Buscou-se conhecer e analisar como e em que condições funcionam esse serviço pedagógico específico de apoio a inclusão escolar, considerando a disponibilidade de recursos e equipamentos e a sua decisiva contribuição para o fortalecimento e efetivação das metas da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa e integra o conjunto de estudos do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva/CNPq/Unifesspa. Adotou-se como procedimento de coleta de dados: o uso de questionário de perfis, um roteiro de entrevista e questionário de levantamento dos materiais das salas de recursos. Participaram do estudo uma coordenadora do departamento de Educação Especial da rede municipal de Marabá e sete professoras do AEE. A observação participante foi utilizado como instrumento de coleta de dados com sessões de observação das SRM. Como resultado do estudo, analisa-se que as condições de funcionamento das SRM apresentam qualidades, equipamentos, mobiliários e recursos, mas que precisam ser complementados e substituídos para a garantia de acessibilidade. Persiste ainda um hiato entre o previsto nas diretrizes políticas e o funcionamento real das SRMs e desenvolvimento do trabalho pedagógico do AEE. Há desafios que as professoras do AEE enfrentam que precisam ser superados com comprometimento dos sistemas de ensino. O trabalho colaborativo é essencial e enriquece o AEE para além do espaço de SRM. Acredita-se que esta pesquisa contribua com a sistematização de políticas educacionais em consonância com as necessidades dos alunos, dos professores e gestores nas escolas para que educação inclusiva se concretize, a partir da reorganização do sistema educacional, revendo concepções e paradigmas educacionais no sentido de propiciar uma escolarização de qualidade aos alunos público alvo da educação especial.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

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