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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | NEVES, Adriana da Silva das | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T12:48:53Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T12:48:53Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Adriana da Silva das. Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre aprendizagem de jovens e adultos em Marabá-PA. 2017. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/918>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/918 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre aprendizagem de jovens e adultos em Marabá-PA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ANJOS, Cleide Pereira dos | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é analisar as dificuldades que os alunos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos enfrentam no processo de alfabetização e letramento. Investigar se as práticas de letramento atendem a realidade dos alunos, além de verificar se a formação dos professores interfere no processo de alfabetização e letramento, pois é de suma importância que educadores reflitam sobre a Educação de Jovens e Adultos, já que esta modalidade requer uma ação pedagógica diferenciada, que não seja apenas a reprodução do que é oferecido no ensino regular, mas considerar as especificidades dos envolvidos. Ao final do trabalho, pode-se comprovar que o letramento não está restrito ao sistema escolar, mas é de competência da escola levar os indivíduos a um processo mais profundo e autônomo nas práticas sociais que envolvam a leitura e a escrita. No entanto, saber ler e escrever não é o bastante para capacitar o indivíduo para as demandas sociais aos quais estão sujeitos em seu cotidiano, é necessário desenvolver graus de letramento aos envolvidos no processo de aprendizagem para que estes possam interar-se de forma crítica à sociedade. Diante de tudo pesquisado, fica evidente que não basta somente o educador refletir e discutir sobre as questões do ensino, tão somente, se não forem em busca de mudança, se não permitirem mudanças em suas práticas. Ao final do trabalho, pode-se comprovar que há uma necessidade de serem elaboradas atividades em sala de aula, as quais valorizem os conhecimentos prévios dos educandos, pois quando o trabalho de alfabetização é incorporado na perspectiva do letramento há mudanças significativas. Portanto, as dificuldades de aprendizagens estão intimamente associadas à desmotivação por parte de alunos, problema de memória ocasionado pela idade, atividades desvinculadas da proposta de letramento e em alguns casos problema de visão. A fundamentação teórica empregada foram Paiva (2003), Di Pierro e Haddad (2000) que tratam da história da alfabetização no Brasil e os autores Soares (2000), Freire (1996), Pinto (2010) que trabalham a reflexão da importância do processo de alfabetização e letramento na EJA. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
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