Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/923
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação de um processo de formação continuada com uso de casos de ensino: com a voz as professoras do atendimento educacional especializado |
Autor(es): | SILVA, Havolinne Farias da |
Primeiro Orientador: | RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SILVA, Havolinne Farias da. Avaliação de um processo de formação continuada com uso de casos de ensino: com a voz as professoras do atendimento educacional especializado. 2017. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/923>. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho apresenta analises sobre um processo de avaliação de professoras do Atendimento Educacional Especializado/AEE do município de Marabá-PA ao participarem de uma experiência formativa com uso de casos de ensino desenvolvido na forma de um curso de aperfeiçoamento à distância ofertado via Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA pela plataforma Moodle no site http://kunlaborado.com.br/portal/. Este curso, foi pensado no contexto de uma pesquisa colaborativa mais ampla, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação Especial Contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva e acessibilidade – CNPq/Unifesspa. O estudo aqui descrito, traz como questões investigativas: como as professoras do AEE avaliam o processo formativo do curso que participaram com o uso de casos de ensino como ferramentas de pesquisa e de formação continuada? Que contribuições esse processo formativo pode trazer a novas propostas de formação de professores na área de educação especial? Com o objetivo de investigar como esse curso colaborou com a formação continuada das professoras do AEE e analisar as implicações das avaliações feitas pelas professoras participantes sobre esse processo. Esta pesquisa se desenvolveu através da abordagem qualitativa no qual explorou-se um banco de dados de uma pesquisa desenvolvida com doze (12) professoras do AEE que atuavam em salas de recursos multifuncionais/SMRs no sistema municipal de ensino de Marabá-PA. Como fonte de dados, foram explorados dados de perfil das participantes, com os resultados de questionário aplicado para caracterização das professoras. coletânea dos dados das publicações e participações das professoras no curso: ―Casos de Ensino e Prática pedagógica do AEE‖ que revelam as produções e reflexões retiradas do AVA em print screen e que se confrontam com dados do questionário de avaliação do curso pelas professoras. Os resultados mostraram que houve avaliações positivas sobre o processo formativo, destacando seus impactos na aprendizagem e desenvolvimento profissional das professoras. Que a estratégia de casos de ensino contribuiu suscitando debates e reflexões sobre e nas práticas cotidianas das professoras. E algumas ponderações, o tempo dedicado ao processo formativo e mediações de formadores para melhores interações de aprendizagem coletivas. Conclui-se que os resultados desse processo formativo na forma de cursos ilustraram o potencial da estratégia de casos de ensino, assim como as alternativas de interação e construção do conhecimento que o AVA oportunizou às participantes. A experiência de formação gerou uma coletânea de casos de ensino que poderão ser exploradas em metodologias e estratégias para formação inicial e continuada de professores. Espera-se que as análises das avalições e ponderações realizadas pelas professoras, forneçam subsídios para fundamentar políticas públicas de formação continuada. |
Abstract: | This work presents an analysis of a process of evaluation of teachers of the Specialized Educational Assistance/AEE of the municipality of Marabá-PA by participating in a training experience with the use of teaching cases developed in the form of a distance improvement course offered through the Virtual Environment of Learning - AVA by the Moodle platform at http://kunlaborado.com.br/portal/. This course was conceived in the context of a broader collaborative research, linked to the Special Education Research Group Contexts of formation, policies and practices of inclusive education and accessibility - CNPq/Unifesspa. The study described here brings as investigative questions: how do the ESA teachers evaluate the formative process of the course that participated with the use of teaching cases as tools of research and continuing education? What contributions can this training process bring to new proposals for teacher education in the area of special education? With the objective of investigating how this course collaborated with the continued formation of the ESA teachers and to analyze the implications of the evaluations made by the participating teachers about this process. This research was developed through the qualitative approach in which a database of a research developed with twelve (12) AEE teachers that worked in multifunctional resource rooms/SMRs in the municipal education system of Marabá-PA was explored. As data source, profile data of the participants were explored, with the results of a questionnaire applied to the characterization of the teachers, collection of data on the publications and the participation of the teachers in the course: ―Cases of Teaching and Pedagogical Practice of the AEE‖ that reveal the productions and reflections taken from the AVA in print screen and that are confronted with data of the questionnaire of evaluation of the course by the teachers. The results showed that there were positive evaluations about the formative process, highlighting its impacts on the professional learning and development of the teachers. The teaching case strategy contributed by raising debates and reflections on and in the daily practices of teachers. And some considerations, the time dedicated to the formative process and mediations of trainers for better collective learning interactions. We concluded that the results of this training process in the form of courses illustrated the potential of the teaching case strategy, as well as the alternatives of interaction and knowledge construction that the AVA gave the participants. The training experience generated a collection of teaching cases that can be explored in methodologies and strategies for initial and continuing teacher training. We hope that with the presentation of the evaluations and weights carried out by the teachers, these provide subsidies to support public policies for continuing education. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/923 |
Palavras-chave: | Professores de educação especial – Formação – Marabá (PA) Educação especial Professores - Avaliação Ensino à distância Educação permanente |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Avaliação de um processo....pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons