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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/926
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conselho escolar e educação do campo: os desafios na construção de novas relações na escola
Autor(es): RIBEIRO, Humbelina Cabral
Primeiro Orientador: FREIRE, Amanda Caroline Soares
Data do documento: 2014
Citação: RIBEIRO, Humbelina Cabral. Conselho escolar e educação do campo: os desafios na construção de novas relações na escola. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Plano Nacional de Formação Docente – Parfor, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/926>. Acesso em:
Resumo: Este trabalho apresenta a temática: GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO Estudo de caso na zona rural do município de Marabá - Pará, com ênfase ao Conselho Escolar da Escola “Pedro Vale” localizado no assentamento - P.A. Carimã tendo como objeto de análise saber como funcionam os conselhos escolares das escolas do campo verificando e descrevendo os seus desempenhos mediantes as gestões democráticas das escolas do campo. Esta pesquisa fundamentou-se no referencial teórico-metodológico de: ARROYO (2006), ALONSO (1998), BOF (2006), DIAS (2001), FERREIRA (1998), LIMA (2004), GRACINDO (2006), LUCK (2006), LIBÂNEO (2004), entre outros, para a discussão sobre as atuações dos conselhos escolares nas escolas do campo. O estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionário dos quais participaram os conselheiros da escola Pedro Vale. Os resultados do estudo revelam que os conselheiros das escolas do campo pesquisadas estão conscientes dos seus papeis na construção e no desempenho de uma gestão democrática nas escolas. Concluímos que os conselhos das escolas rurais pouco diferem dos conselhos das escolas urbanas em termos estruturais. No entanto as dificuldades cotidianas são mais exacerbas.
Abstract: This work presents the theme: DEMOCRATIC MANAGEMENT in SCHOOL case study FIELD in rural municipality of Marabá-Pará, with emphasis on the School Board of the School "Pedro Vale" located in the settlement-A.p. Carimã having as object of analysis to know how school boards operate field schools verifying and describing their performances through the democratic management of schools in the field by comparing them with the advice of urban schools this research was based on theoretical-methodological: ARROYO (2006), ALONSO (1998), BOF (2006), DIAS (2001), FERREIRA (1998), LIMA (2004), GRACINDO ( LUCK (200¨), LIBÂNEO (2004), among others, to the discussion on the roles of school councils in the schools of the field study is a qualitative and quantitative approach. We use as an instrument of data collection questionnaire from which the school Councillors Pedro Vale the study results show that the directors of the schools surveyed are aware of the field.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/926
Palavras-chave: Educação rural
Conselhos de educação
Escolas - Organização e administração
Gestão democrática
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

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