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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/929
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CARNEIRO, Débora Rosana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T17:54:45Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T17:54:45Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Débora Rosana da Silva. O conceito de natureza para os professores do ensino fundamental. 2013. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/929>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/929 | - |
dc.description.abstract | With regard to the historical process of the concept of nature, is crucial to point out about the history of mankind, since, throughout his history is coming redefines nature. It is from this historical process which man transforms and defines the environment in which they live. This continued desire to discover and experience nature, today we can understand it in six historical phases as the mythological conception of nature, the pre-Socratic conception of nature, the medieval conception of nature, the Renaissance conception of nature and the concept modern ecocentric conception of nature and of nature. However, if there was no humanity would not exist the concept of nature. Furthermore, the consolidation of the capitalist system in the nineteenth century intensified the modern conception of nature, once the school starts to act as an ideological apparatus of the state that plays their pupils and internalizes the dominant ideology. Therefore, with all these changes, what is evident is the degradation of nature in favor of economic and technological development that excludes and alienates the vast majority of the population, as a small group of people get richer. | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.title | O conceito de natureza para os professores do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARTINS, José Pedro de Azevedo | - |
dc.description.resumo | No que se refere ao processo histórico do conceito de natureza, é de fundamental importância salientar sobre a própria história da humanidade, uma vez que, ao longo dos tempos esta vem se ressignificando. É a partir desse processo histórico que o homem transforma e conceitua o meio em que vive. Esse desejo contínuo em descobrir e conhecer a natureza, que hoje podemos compreendê-la em seis fases históricas como: a concepção mitológica da natureza; a concepção pré-socrática da natureza; a concepção medieval da natureza; a concepção renascentista da natureza; a concepção moderna da natureza e a concepção ecocêntrica da natureza. Entretanto, se não existisse a humanidade, não existiria o conceito de natureza. Além disso, a consolidação do sistema capitalista no século XIX intensificou a concepção moderna da natureza, uma vez que a escola passa a atuar como um aparelho ideológico do estado que reproduz e internaliza nos educandos a ideologia dominante. Portanto, com todas essas mudanças, o que fica evidente é a degradação da natureza em prol do desenvolvimento econômico e tecnológico, que exclui e aliena a esmagadora maioria da população, em quanto um pequeno grupo de pessoas enriquece cada vez mais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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