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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CUNHA, Antonélia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T18:07:37Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T18:07:37Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Cunha, Antonélia Silva. A formação continuada na perspectiva da Educação Inclusiva: uma abordagem sobre a experiência em Nova Ipixuna/PA. 2013. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/930>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/930 | - |
dc.description.abstract | This research addresses the issue of teacher continuing education in the perspective of Inclusive Education, bringing an approach to continuing education in public schools in New Ipixuna/PA. The aim of this study was to investigate the process of realization of continuing education courses for teachers in the early grades of elementary school and the Educational Service Especializado no period 2011-2012. It was intended to verify to what extent the continuing education of teachers was relevant to the teaching activities in the area of Inclusive Education, since the presence of students with disabilities, pervasive developmental disorder or high abilities/giftedness is constant in the school reality. This research used a qualitative approach, basing ourselves methodologically through research documentary Campoe. The locus of the research were the Municipal Education (SEMED) and three city schools, one, the locus of direct observation in two common rooms and a room of Appeal Multifunction. As research subjects attended two coordinators of SEMED, a teacher of the common school, a teacher's resource room Multifunctional and target audience of special education students present in both rooms. As procedure we used semi-structured interviews with coordinators and observation lounge and Resource Multifunctional room. The data were presented and analyzed concomitant presentation. Considering the results of the research found that, despite the continuing education courses for teachers have been developed in a perspective of Inclusive Education, there is a need for systemic change in the organizational structure concerning teacher training. In this context, we identify some limitations related to lack of funding and qualified human resources, which interfere in the conduct courses of continuing teacher education process. In analysis for the teaching practice, we realize that there are many challenges to be met regarding the practical performance of teachers across the education of the public target of special education students. As a way to change, we believe that the creation of substantial public policy in favor of education, especially teacher training, as well as active pedagogical proposals to be developed in the school systems, thus enabling the creation of inclusive educational systems. | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva – Nova Ipixuna, (PA). | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial – Nova Ipixuna, (PA) | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação – Nova Ipixuna, (PA) | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
dc.title | A formação continuada na perspectiva da educação inclusiva: uma abordagem sobre a experiência em Nova Ipixuna/PA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Vanja Elizabeth Sousa Costa | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a temática da formação continuada de professores na perspectiva da Educação Inclusiva, trazendo uma abordagem sobre a formação continuada na rede municipal de Nova Ipixuna/PA. O objetivo deste estudo consistiu em investigar o processo de realização dos cursos de formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e do Atendimento Educacional Especializadono período de 2011 a 2012. Pretendeu-se verificar até que ponto a formação continuada de professores foi relevante à atuação docente na perspectiva da Educação Inclusiva, visto que, a presença de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação é constante na realidade escolar. Nesta pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa, embasando-nos metodologicamente, através da pesquisa de campoe documental. Os lócus da pesquisa foram a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e três escolas municipais, sendo uma, o lócus de observação direta em duas salas comuns e em uma sala de Recurso Multifuncional. Como sujeitos da pesquisa participaram duas coordenadoras da SEMED, uma professora do ensino comum, uma professora da Sala de Recurso Multifuncional e os alunos público alvo da educação especial presentes em ambas salas. Como procedimento fizemos uso da entrevista semiestruturada com as coordenadoras e a observação em sala comum e em sala de Recurso Multifuncional. Os dados foram apresentados e analisados concomitante à apresentação. Considerando os resultados da pesquisa constatamos que, apesar dos cursos de formação continuada de professores terem sido elaborados em uma perspectiva da Educação Inclusiva, há uma necessidade de uma mudança sistêmica na estrutura organizacional concernente a formação de professores. Nesse contexto, identificamos algumas limitações ligadas à falta de financiamento e de recursos humanos qualificados, as quais interferem no processo de realização dos cursos de formação continuada de professores. Em análise referente à atuação docente, percebemos que há muitos desafios a serem alcançados no que tange a prática de atuação dos professores frente à escolarização dos alunos público alvo da educação especial. Como forma de mudança, acreditamos ser substancial a criação de políticas públicas em favor da educação, sobretudo, da formação de professores, bem como de propostas pedagógicas atuantes a serem desenvolvidas nos sistemas escolares, viabilizando assim, a criação de sistemas educacionais inclusivos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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