Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/931
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atendimento educacional especializado e as concepções dos professores das salas de recursos multifuncionais de Marabá-PA |
Autor(es): | RODRIGUES, Márcia Nascimento |
Primeiro Orientador: | RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | RODRIGUES, Márcia Nascimento. Atendimento educacional especializado e as concepções dos professores das salas de recursos multifuncionais de Marabá-PA. 2013. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/931>. Acesso em: |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta análises sobre as concepções das professoras especialistas sobre o atendimento educacional especializado desenvolvido nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Marabá. Este estudo está vinculado a um Projeto de pesquisa maior intitulado “Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns” em parceria UFPA e UFSCar que tem como foco a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas na área de Educação Especial na realidade brasileira. O estudo foi realizado de abril a dezembro de 2012 e se propôs a responder a questão central: Como o professor da SRMs compreende o atendimento educacional especializado no sistema público municipal de ensino de Marabá-PA? Com o objetivo descrever o que pensam as professoras das SRMs sobre o atendimento educacional especializado destinado a alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, analisando a partir das falas dos professores como o atendimento educacional especializado é compreendido e desenvolvido nas SRMs. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa no tipo específico de pesquisa colaborativa, apresentando uma descrição de concepções e significados das participantes obtidos por meio de uma pesquisa na qual ao mesmo tempo em que se coletava dados, oportunizavam-se espaços de formação continuada aos professores vinculada a um projeto de extensão intitulado: Formação de Recursos Humanos em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva/UFPA/PROEX/PIBEX. Utilizou-se a técnica de grupo focal para promoção de debates sobre o tema entre as participantes. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: uma ficha de caracterização de perfil das professoras; um roteiro de entrevista e um roteiro de grupo focal. Os resultados desta pesquisa mostraram que as professoras participantes têm uma compreensão de que o atendimento educacional especializado é fundamental para apoiar a escolarização dos alunos com deficiências, e por isso acreditam que a organização e desenvolvimento desse serviço requerem condições materiais e humanas para funcionar efetivamente e assim atender as demandas dos alunos. Destacaram que para superar os desafios, é necessário ter formação continuada específica, ter mais tempo para planejamentos e revista à quantidade de alunos por sala de recursos multifuncionais. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/931 |
Palavras-chave: | Educação especial – Marabá, (PA) Professores – formação – Marabá, (PA) Educação inclusiva – Marabá, (PA) Recursos multifuncionais – Marabá, (PA) |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Atendimento educacional especializado.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons