Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Jairo Cavalcante-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:40:58Z-
dc.date.available2019-11-13T17:40:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Jairo Cavalcante. A importância da reciclagem do papel no processo de ensino aprendizagem de química no ensino médio da E.E.E.M. Irmã Theodora. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/997-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectResíduos de papel - Reaproveitamentopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleA importância da reciclagem do papel no processo de ensino aprendizagem de química no ensino médio da E.E.E.M. Irmã Theodorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ABREU, Alcicley da Silva-
dc.description.resumoNeste trabalho foi realizado um estudo sobre estratégias metodológicas de ensino, visando despertar o interesse dos alunos 1ª ano do ensino médio E.E.E.M Irmã Theodora para o aprendizado da química, através da reciclagem do papel. O procedimento metodológico aplicado foi, inicialmente a pesquisa bibliográfica; em seguida, aplicou-se um procedimento experimental de reciclagem do papel, como uma experiência de prática pedagógica em sala de aula para facilitar o aprendizado da disciplina química em associação com a educação ambiental. Após tal procedimento metodológico, foi aplicado um questionário aos alunos, visando apurar os resultados para o processo de ensino e aprendizagem. Observou-se que este trabalho serviu para aprimorar o aprendizado dos alunos em relação à disciplina de química, aumentando-lhes a motivação, interesse e curiosidade em relação aos processos químicos dos quais resultam os milhares de produtos que utilizamos em nosso cotidiano; o experimento também permitiu observar, como professor, que a prática pedagógica do quadro, livro e giz não mais desperta o interesse dos alunos, o que exige do professor a aplicação de estratégias de ensino que envolvam aulas práticas e experimentais contextualizadas com temas transversais e interdisciplinares como a educação ambiental, para o que utilizou-se como experimento a prática da reciclagem do papel.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A importância da reciclagem do papel.pdf619,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI