Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/998
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ações propostas sobre o uso racional do papel em uma escola particular de Marabá |
Autor(es): | MOITINHO, Janykelly Gonçalves |
Primeiro Orientador: | OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | MOITINHO, Janykelly Gonçalves. Ações propostas sobre o uso racional do papel em uma escola particular de Marabá. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
Resumo: | O consumo exagerado de recursos, como o papel, por instituições privadas de ensino colabora para o crescimento das despesas anuais e ampliação da geração de resíduo sólidos. Sugerir intervenções que proporcionem o uso racional de papel ou que possibilitem o emprego de novas ferramentas de comunicação ainda são um impedimento nas atuais gestões escolares, refletindo diretamente em dano ambiental. Os resíduos sólidos continuam sendo um grande problema para cidades de médio e grande porte. Mesmo após a criação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos pelo governo federal ainda nos deparamos com situações que desrespeitam o meio ambiente como um todo. A sensibilização se faz necessária por permitir aos envolvidos uma reflexão sobre o tema apresentado, e assim, possibilitando ações pontuais contra o desperdício. Nesse trabalho, foi realizado um levantamento qualitativo e quantitativo sobre o consumo de papel de uma escola particular do município de Marabá-PA, referentes ao ano letivo de 2017, e a partir dos dados coletados foi desenvolvido um cronograma de atividades a ser aplicado durante todo ano de 2018, que objetiva reduzir os custos com a utilização desnecessária do papel e assim diminuir produção de resíduos, que envolverão alunos e seus responsáveis, assim como todo corpo docente e administrativo da escola. Vale ressaltar que as intervenções sugeridas por esse trabalho podem sofrer alterações no decorrer de suas implementações, tendo em vista a pluralidade cultural dos envolvidos. |
Abstract: | The exaggerated consumption of resources, such as paper, by private Educational Institutions contributes to growth in annual expenditures and expansion of solid waste generation. To suggest interventions that provide rational use of paper or that allow the use of new communication tools are still an impediment in current school management, directly reflecting on environmental damage. Solid waste remains a major problem for medium and large cities, even after the National Solid Waste Plan creation by the federal Government, we still face situations that disrespect the environment as a whole. Awareness is necessary in order to allow all people involved into a reflection on the presented theme, and so enable punctual actions against waste. For this work, a qualitative and quantitative survey was carried out on paper consumption of a private school in Marabá town, state of Para,regarding 2017 school year. Based on the data collected was developed a schedule of activities to be applied throughout the school year 2018, which aims to reduce costs with unnecessary use of paper and thus reduce waste production, which will involve students and their staff, as well as all faculty and administrative staff of the school. It is worth emphasizing that the interventions suggested by this work may undergo changes in the course of their implementations, in view of the cultural plurality of those involved. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/998 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Palavras-chave: | Papel Resíduos de papel – Reaproveitamento – Marabá (Pa) Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) Educação ambiental Gestão integrada de resíduos sólidos Resíduos sólidos |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ações propostas sobre o uso.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons