Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1010
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trabalhando a química de forma interdisciplinar: reciclagem do papel e reutilização de garrafas pet como forma de preservar o meio ambiente/
Autor(es): BARROS, Danielle Vieira
Primeiro Orientador: FREITAS, Kellen Heloizy Garcia
Data do documento: 2014
Citação: BARROS, Danielle Vieira. Trabalhando a química de forma interdisciplinar: reciclagem do papel e reutilização de garrafas pet como forma de preservar o meio ambiente. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
Resumo: Com o avanço tecnológico e o crescimento populacional, o lixo tornou-se um problema mundial. Contudo existem alternativas para minimizar esses problemas, são os chamados 5 Rs que se baseiam na reciclagem, no reaproveitamento, no reduzir, no recusar e no reutilizar, por isso, a educação ambiental de acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCN’S) como todos os outros temas transversais, deveria ser trabalhada de forma interdisciplinar com outras disciplinas curriculares, porém há uma desmotivação por parte dos professores devido à baixa remuneração e o excesso de trabalho imposto aos mesmos, a educação ambiental é importante ser trabalhada na educação básica como forma de conscientizar os alunos da importância de preservar o meio ambiente. Assim foram propostos aos alunos do 9° ano do ensino fundamental da E.M.E.F Julieta Gomes Leitão sobre a importância da reciclagem do papel e da reutilização das garrafas PET para confeccionar artesanatos sustentáveis, mostrando que todos tem o dever e a obrigação de preservar o meio ambiente para as gerações futuras.
Abstract: With advances in technology and population growth, the garbage has become a global problem. However there are alternatives to minimize these problems, are called 5 Rs that are based on recycling, the reuse, the lower, the refuse and reuse, so environmental education in accordance with national curriculum guidelines (PCN’S) as all other cross-cutting issues should be worked in an interdisciplinary manner with other curricular subjects, but there is a lack of motivation among teachers because of low pay and overwork imposed on them, environmental education is important and therefore should be worked in education Basic to bring awareness to the students of the practice of preserving the environment. Therefore, was proposed to students of a public school, the importance of paper recycling and reuse of PET bottles for making sustainable crafts, showing that everyone has the duty and the obligation to preserve the environment for future generations.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1010
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Palavras-chave: Educação ambiental – Marabá (PA)
Educação ambiental – Estudo e ensino
Resíduos de papel - Reaproveitamento
Trabalhos com garrafas plásticas
Sustentabilidade e meio ambiente
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Trabalhando a química de forma.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI