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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1029
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A aprendizagem em química na perspectiva de alunos cegos egressos do ensino médio em Marabá-Pa: desafios e potencialidades
Autor(es): SILVA, Francisco José Pereira da
Primeiro Orientador: RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Francisco José Pereira da. A aprendizagem em química na perspectiva de alunos cegos egressos do ensino médio em Marabá-Pa: desafios e potencialidades. 2016. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
Resumo: A inserção de alunos cegos em salas de aulas comuns está acontecendo, sem comprovações científicas que ilustram a garantia de aprendizados com a qualidade que têm direito. A ausência de professores com a formação apropriada, a falta de equipamentos, recursos e materiais adaptados, constituem fatores responsáveis por essa problemática. Quando se trata da aprendizagem de conhecimentos da área de Química há desafios significativos. Neste sentido, esta pesquisa discute os principais problemas encontrados no processo de aprendizagem em Química, envolvendo alunos cegos a partir da avaliação de estudantes egressos do Ensino Médio. A fundamentação teórica deste trabalho foi estruturada baseando-se na literatura da área de educação especial, estudos relacionados a este tema e em algumas publicações do Ministério da Educação. Explorou-se documentos legais e diretrizes políticas, resgatando o que está previsto legalmente na política de educação inclusiva e a realidade na escolarização dos alunos público-alvo da educação especial. Optamos por utilizar uma metodologia qualitativa, fazendo uso de entrevistas e questionários. Buscou-se verificar como ocorria o processo de aprendizagem em Química e os desafios enfrentados pelos alunos cegos. A pesquisa foi realizada com alunos cegos egressos do Ensino Médio na cidade de Marabá-PA. Observou-se na pesquisa que alguns regimentos pleiteados na lei estão sendo cumpridos, no entanto, não é o suficiente. Faltam ainda políticas efetivas de formação de professores que possam nortear práticas pedagógicas inclusivas, que lhes permitam superar os desafios de ensinar a alunos com deficiência. Os resultados colocam em evidência que o aprendizado em Química na concepção dos participantes não está ocorrendo de forma satisfatória. Espera-se que este trabalho venha contribuir com a formação de professores, especialmente na Licenciatura em Química, destacando a necessidade de revisão dos currículos na formação inicial, de modo a ampliar conhecimentos teóricos e práticos para a organização de um ensino inclusivo, que contemple as necessidades educacionais específicas dos alunos cegos.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1029
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino (Ensino médio)
Deficientes visuais - Educação
Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão escolar
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

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