Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1033
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do ensino de química para o primeiro ano do ensino médio em duas escolas de Marabá: livro didático, relação aluno-professor e metodologia
Autor(es): SILVA, Cícero Sabino de Oliveira
Primeiro Orientador: LIMA, Cleisanu Rodrigues
Data do documento: 2011
Citação: SILVA, Cícero Sabino de Oliveira. Avaliação do ensino de química para o primeiro ano do ensino médio em duas escolas de Marabá: livro didático, relação aluno-professor e metodologia. 2011. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2011. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em:
Resumo: A busca de uma prática pedagógica capaz de unir o conhecimento popular com o científico é um grande desafio. Não se pode discutir os conteúdos de química isoladamente e de forma resumida, a escola torna-se o espaço adequado para que este possa desenvolver valores e interagir com o mundo. Neste espaço escolar, atualmente o livro didático é uma ferramenta importante na construção da aula pelo professor que deseja alcançar um ensino contextualizado e interdisciplinar. Logo, pode-se enfatizar a importância dos livros didáticos como uma ferramenta de fácil acesso pelos alunos e bastante utilizada pelo professor para alcançar o que propunha os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, em termos de habilidades e competências a serem trabalhadas pelos alunos durante as atividades didáticas em sala de aula. Pois, o ensino de química remonta um quadro de importâncias e expectativas, nos demais envolvimentos na natureza, tanto em plano macro como microscópico, fundando, assim, um demonstrativo em que a química, não é um objeto, mas uma ciência que pode trazer benefícios ou prejuízos ao seres vivos e ao meio ambiente, dependendo da concepção com que seus conceitos são utilizados. Assim, um dos grandes desafios atuais do ensino de hoje nas escolas de ensino médio, é construir meios que propiciem uma inter-relação entre o ensino literário e o cotidiano dos alunos. Por isso, torna-se, necessário um estudo demonstrativo, para comprovar se os métodos aplicados em sala de aula pelos professores demonstram eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho é mostrar o resultado quantitativo de pontos realizado em uma pesquisa, para alunos do primeiro ano do ensino médio de duas escolas de marabá, levando como critério avaliativo a relação do professor e aluno em sala de aula e metodologias, no processo de ensino e aprendizado.
Abstract: The search for a pedagogical practice that unites the known and the scientific knowledge is a major challenge. One cannot discuss the contents of chemical alone and in summary form, the school becomes the appropriate space for it to develop values and interact with the world. In the school, now the textbook is an important tool in the construction of the classroom teacher who wishes to achieve a contextual teaching and interdisciplinary. Therefore, one can emphasize the importance of textbooks as a tool for easy access by students and widely used by teachers to achieve what the proposed National Curriculum for secondary education in terms of skills and competencies to be worked by students during educational activities in the classroom. For the teaching of chemistry dates back a frame and amounts expected in all other involvements in nature, both in macroscopic and microscopic level, thereby founding, in a statement that the chemistry is not an object but a science that can benefit or harm to living beings and the environment, depending on the conception that their concepts are used. One of the main challenges of education in today's high schools, is building facilities that provide an inter-relationship between teaching literature and daily life of students. Therefore, it becomes necessary to study a statement to establish whether the methods applied in the classroom by teachers demonstrate effectiveness in teaching and learning. Thus, the main objective of this study is the quantitative result of points made in a search for first year students of high school in two schools of Marabá, taking as a criterion for the evaluation of teacher and student in the classroom and methodologies in the process of teaching and learning.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1033
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Palavras-chave: Livro didático
Professor
Ensino de química
Aprendizagem
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Avaliação do ensino de química para o primeiro II.pdf531,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Avaliação do ensino de química para o primeiro.pdf176,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI